Desinformação na pandemia de Covid-19: similitudes informacionais entre Trump e Bolsonaro

Autores

  • Priscila Ramos Carvalho Doutoranda no PPGCI Ibict/UFRJ https://orcid.org/0000-0003-3042-1669
  • Paulo César Castro de Sousa Professor associado da ECO/UFRJ e professor colaborador e vice-coordenador do PPGCI Ibict/UFRJ
  • Marco André Feldman Schneider Pesquisador e professor permante do Ibict/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245273.15-41

Palavras-chave:

Covid-19, Similitudes informacionais, Desinformação.

Resumo

A pesquisa empírica teve como objetivo investigar as possíveis similitudes informacionais entre o ex-presidente dos Estados Unidos e o presidente do Brasil, em virtude do alinhamento político-ideológico entre, respectivamente, Donald Trump e Jair Bolsonaro, que tiveram um posicionamento contraditório no combate à Covid-19. A fim de elucidar a questão de pesquisa, foram coletados dados de postagens nos perfis dos dois no Facebook e os pronunciamentos oficiais nos websites dos governos americano e brasileiro desde o primeiro dia de notificação nos países para realizar a Análise de Conteúdo através do programa IRaMuTeQ, com base no arcabouço teóricoconceitual sobre desinformação. O resultado das análises apresentou similitudes informacionais entre o ex-presidente e o presidente, bem como semelhanças no discurso controverso e em atitudes contrárias às medidas defendidas pela Organização Mundial de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Ramos Carvalho, Doutoranda no PPGCI Ibict/UFRJ

Doutoranda em Ciência da Informação do PPGCI no IBICT/ECO - UFRJ (desde 2020). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT/ECO - UFRJ (2020). Especialista em Gestão Empresarial pela FGV/RJ (2008) e em Marketing pela ESPM/SP (2004). Graduada em Sistema de Informação pela UNESA/RJ (2019) e em Comunicação Social pela UCSAL/BA (2003). Membro do LARHUD (Laboratório em Rede de Humanidades Digitais), e dos grupos de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação) e Informação, Memória e Sociedade. Pesquisa atual: efeitos de Algoritmos e Big Data sobre novos modelos de configuração de capital (Capitalismo de Plataforma); Governança Digital e Política Digital; Gestão de Dados e Acesso à Informação (FAIR); práticas de Ciência Aberta, Dados Abertos e Código Aberto nas Humanidades Digitais.

Paulo César Castro de Sousa, Professor associado da ECO/UFRJ e professor colaborador e vice-coordenador do PPGCI Ibict/UFRJ

Professor associado II da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, onde coordenou o curso de Produção Editorial e chefiou o Departamento de Expressão e Linguagens (DEL). É também professor colaborador e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido em associação entre a ECO-UFRJ e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), onde ministra a disciplina "Cultura dos Algoritmos" e desenvolve a pesquisa "Midiatização e processos sociais: a algoritmização dos sentidos nas redes sociais online". Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo impresso e online e produção editorial, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias de informação e comunicação, algoritmos, big data e cultura, jornalismo de dados e análise de discurso. Membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) e do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC), da ECO-UFRJ. É tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) da ECO-UFRJ, onde desenvolve pesquisas de iniciação científica com temáticas associadas às redes sociais online, e diretor do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco).

Marco André Feldman Schneider, Pesquisador e professor permante do Ibict/UFRJ

Bolsista de Produtividade CNPq. Cientista do Nosso Estado Faperj. Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano - PPGMC-UFF. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ-2003). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ-1999). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012), onde atua como pesquisador convidado, supervisionando estágios pós-doutorais. Autor do livro "A Dialética do Gosto: informação, música e política ", publicado em 2015 pela Editora Circuito, com bolsa de auxílio a publicação, da Faperj. Publicou também um livro de poesia e dezenas de artigos científicos, em capítulos de livros, anais de congressos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Vencedor dos concursos de ensaio Pensar a Contracoriente (Cuba-2003) e Mário Pedrosa, sobre arte e cultura contemporâneas (Brasil-2010). Professor universitário desde 2003. Interesses atuais de pesquisa: ética, política, epistemologia, competência crítica em informação e literacia midiática. Líder do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i). Representante da América Latina e Caribe no Conselho Consultivo do International Center for Information Ethics (ICIE). Membro das Redes Mussi (Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação) e Coinfo-RJ, dos grupos de pesquisa Estudos críticos em informação e organização social (Escritos) e Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge), e do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp, 2008.

BRETON, P. A manipulação da palavra. São Paulo: Loyola, 1999.

BRITO, V. DE P.; PINHEIRO, M. M. K. Poder informacional e desinformação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 8, n. 2, p. 144–164, 2015.

CAMARGO, B.; JUSTO, A. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013.

DARNTON, R. El diablo en el agua bendita: o el arte de la calumnia de Luis XV a Napoleón. México, D.F.: FCE - Fondo de Cultura Económica, 2014.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FROEHLICH, T. J. A not-so-brief account of current information ethics: the ethics of ignorance, missing information, misinformation, disinformation and other forms of deception or incompetence. BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, Barcelona, n. 39, des. 2017. DOI: https://dx.doi.org/10.1344/BiD2017.39.8. Disponível em: http://bid.ub.edu/en/39/froehlich.htm. Acesso em: 7 jan. 2021.

GERASIMOV, V. The value of science is in the foresight: new challenges demand rethinking the forms and methods of carrying out combat operations. ilitary Review, Leavenworth, KS, v. 96, n. 1, p. 23–29, fev. 2016. Disponível em: https://www.armyupress.army.mil/portals/7/military-review/archives/english/militaryreview_20160228_art008.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 1, p. 27-40, jan./abr. 2002.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a covid-19. Washington, D.C.: Organização Pan-Americana da Saúde, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

SANTOS NETO, J. A. DOS; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. DE. O caráter implícito da mediação da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 27, n. 2, 25 ago. 2017.

TZU, S.; PIN, S. A arte da guerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2002.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg: Council of Europe, out. 2017.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

CARVALHO, P. R.; SOUSA, P. C. C. de; SCHNEIDER, M. A. F. Desinformação na pandemia de Covid-19: similitudes informacionais entre Trump e Bolsonaro. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 15–41, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245273.15-41. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/106529. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo