Desinformação na pandemia de Covid-19: similitudes informacionais entre Trump e Bolsonaro

Priscila Ramos Carvalho, Paulo César Castro de Sousa, Marco André Feldman Schneider

Resumo


A pesquisa empírica teve como objetivo investigar as possíveis similitudes informacionais entre o ex-presidente dos Estados Unidos e o presidente do Brasil, em virtude do alinhamento político-ideológico entre, respectivamente, Donald Trump e Jair Bolsonaro, que tiveram um posicionamento contraditório no combate à Covid-19. A fim de elucidar a questão de pesquisa, foram coletados dados de postagens nos perfis dos dois no Facebook e os pronunciamentos oficiais nos websites dos governos americano e brasileiro desde o primeiro dia de notificação nos países para realizar a Análise de Conteúdo através do programa IRaMuTeQ, com base no arcabouço teóricoconceitual sobre desinformação. O resultado das análises apresentou similitudes informacionais entre o ex-presidente e o presidente, bem como semelhanças no discurso controverso e em atitudes contrárias às medidas defendidas pela Organização Mundial de Saúde.


Palavras-chave


Covid-19; Similitudes informacionais; Desinformação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245273.15-41



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Google Scholar, Instagram, TwitterFacebook.

Classifica ção Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)