A construção do patrimônio e identidades emergentes no Maciço da Pedra Branca (RJ)

Maria Amália Silva Alves de Oliveira, Ingrid Almeida de Barros Pena

Resumo


Com a instituição de uma Unidade de Conservação no maciço da Pedra Branca, em 1974, as fronteiras e usos do espaço foram redefinidos, exercendo um efeito sobre as práticas agrícolas ali estabelecidas. Decorre daí não só transformações socioespaciais, mas também a emergência de identidades sociais múltiplas, e com isso, a revalorização da memória e ressignificação de bens culturais. Utilizando como métodos revisão bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas, buscamos analisar os bens culturais presentes no Parque Estadual da Pedra Branca tendo como pano de fundo a noção de patrimônio. Para tal, apresentamos em perspectiva histórica a noção de patrimônio natural, que ganhou destaque na esfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, cujas diretrizes ressoam no Brasil. A análise resultante está também ancorada na ideia de comunidades tradicionais, e dos valores culturais que são construídos por esses grupos, a partir de uma abordagem teórica cunhada nas noções de memória e território. Nossas reflexões nos conduzem à ideia do turismo enquanto estratégia para reconhecimento identitário, em especial, em contextos onde memórias e territórios estão disputa, e identidades emergentes buscam ser organizadas e legitimadas.  Assim, estão sendo evidenciados no Maciço da Pedra Branca modos de vida, memórias, trajetórias que residem justamente no conjunto de práticas relacionadas à natureza, contribuindo para a construção do patrimônio natural.

Palavras-chave


Comunidades tradicionais; Patrimônio natural; Memória social; Parque Estadual da Pedra Branca; Turismo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245260.143-180



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Google Scholar, Instagram, TwitterFacebook.

Classifica ção Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)