Leitura e autoria sob uma perspectiva dialógica na formação em Biblioteconomia no Brasil

Autores

  • Natália Raposo da Fonsêca Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-6996-6389
  • Hélio Márcio Pajeú Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245274.328-358

Palavras-chave:

Leitura. Autoria. Biblioteconomia. Dialogismo.

Resumo

A leitura tem uma relação muito direta com a atuação do bibliotecário, ao mesmo tempo em que as discussões a seu respeito não ocupam lugar de destaque nos currículos de Biblioteconomia. O que se observa é um destaque para a leitura técnica, como a documentária. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar que lugar as questões de leitura e autoria ocupam nos cursos de Biblioteconomia no Brasil — tendo como recorte as regiões Norte e Nordeste — e sob quais perspectivas teóricas têm sido desenvolvidas na formação dos futuros bibliotecários. A partir de uma visão dialógica bakhtiniana, discute-se a leitura como um ato político, social, ideológico e responsável, entendendo o papel do bibliotecário como mediador de cultura e informação. O estudo se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo exploratório, descritivo e documentário. Analisa os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia de 13 universidades federais do Norte e Nordeste, com foco nas disciplinas que tratam de leitura e autoria sob um viés dialógico. Destas, foram analisadas também ementas e, em alguns casos, as bibliografias. Os resultados mostram que a maioria dos cursos de Biblioteconomia analisados oferece alguma disciplina sobre leitura e autoria, entretanto ainda é uma oferta inexpressiva se comparada à quantidade de disciplinas “técnicas”. Também se verificou uma tendência a pensar a leitura atrelada à literatura, ao livro, ao público infantojuvenil e à biblioteca escolar. Além disso, observou-se que o debate sobre autoria recebe pouco destaque, sendo diretamente mencionado em poucas ementas analisadas.

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Biografia do Autor

Natália Raposo da Fonsêca, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Hélio Márcio Pajeú, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

FONSÊCA, N. R. da; PAJEÚ, H. M. Leitura e autoria sob uma perspectiva dialógica na formação em Biblioteconomia no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 4, p. 328–358, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245274.328-358. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/104689. Acesso em: 18 abr. 2024.

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