Fluxo da informação científica: uma revisão dos modelos propostos na literatura em Ciência da Informação

Henrique Denes Hilgenberg Fernandes, Jayme Leiro Vilan Filho

Resumo


Trata-se de um artigo de revisão que buscou proposições de modelos para o fluxo da informação científica documentados na literatura dos últimos 50 anos, a partir de referências das bases de dados ABCDM, BRAPCI e LISA, com o objetivo de descrever, analisar, comparar e sistematizar os achados, empregando como metodologia a pesquisa bibliográfica. O estudo identificou 27 modelos, considerando aspectos como sua evolução, aplicabilidade na comunicação científica (em geral ou em disciplinas ou áreas do conhecimento específicas) e abrangência geográfica dos estudos que os conceberam. Traz uma ampla análise comparativa dos modelos encontrados, no qual cada um deles é apresentado em linhas gerais, sendo descritas suas principais características, o panorama ou a aplicação para a qual foram concebidos e suas limitações. Foram estudadas ainda a influência dos modelos mais antigos sobre aqueles que os sucederam e as atualizações que alguns deles sofreram. Os modelos também foram classificados em grupos denominados síncronos, para aqueles que representam a ordem sequencial das comunicações ao longo do fluxo, ou assíncronos, para aqueles que não consideram a sequência de disseminações. Observa-se a predominância de modelos com características síncronas, destacando a importância que seus autores atribuíram à capacidade de sequenciar as comunicações e, até mesmo, quantificar os hiatos temporais existentes na cronologia do fluxo.

Palavras-chave


Comunicação científica; Produção científica; Fluxo da informação científica; Modelo de Garvey e Griffith; Unisist

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245272.138-163



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Google Scholar, Instagram, TwitterFacebook.

Classifica ção Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)