Mediação da cultura e da informação na Fundação Casa de José Américo

Autores

  • Ana Claudia Medeiros de Sousa Universidade Federal da Bahia
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia
  • Andrea Medeiros de Sousa Maia Fundação Casa de José Américo

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245273.68-93

Palavras-chave:

Mediação cultural, Mediação da informação, Memória, Identidade.

Resumo

A mediação cultural e a mediação da informação promovem a disseminação e a apropriação da informação que permeia a esfera social, além de favorecer o acesso à memória e, ao mesmo tempo, potencializar o reconhecimento dos sentimentos de pertencimento aos ambientes e aos grupos sociais. Nesse contexto, esta pesquisa teve o objetivo de analisar as ações realizadas na Fundação Casa de José Américo, categorizá-las à luz do conceito de mediação da informação, cunhado por Almeida Júnior, e identificar os indícios de mediação cultural que favorecem o fortalecimento identitário e memorialístico do povo paraibano. Os referenciais teóricos e empíricos foram baseados nos aspectos conceituais de mediação cultural, mediação da informação, memória e identidade. Quanto à metodologia da pesquisa, a qual é de natureza descritiva, empregou-se o método do estudo de caso, tendo como objeto de investigação a Fundação Casa José Américo. Para coletar os dados, foi adotada a técnica de aplicação de questionário com os profissionais que atuam nos ambientes de informação da Instituição. Após analisar os dados coletados, constatou-se que a maioria dos participantes se reconhece como mediador da informação desenvolve ações diretas e indiretas de maneira consciente e alcança certa interferência no processo de mediação cultural, uma vez que favorece o reconhecimento e o fortalecimento dos traços memorialísticos e identitários do povo paraibano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunto do Departamento de Documentação e Informação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunto do Departamento de Documentação e Informação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Bahia.

Andrea Medeiros de Sousa Maia, Fundação Casa de José Américo

Bacharel em Biblioteconomia e Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

SOUSA, A. C. M. de; SANTOS, R. do R.; MAIA, A. M. de S. Mediação da cultura e da informação na Fundação Casa de José Américo. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 68–93, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245273.68-93. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/103041. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)