Desvendando as relações de outras disciplinas com ciência da informação: avaliação a partir da perspectiva internacional

Autores

  • Wesley Rodrigo Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação
  • Beatriz Valadares Cendón Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245272.76-116

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Epistemologia da Ciência da Informação

Resumo

O objetivo geral do artigo é investigar na literatura científica o uso do conhecimento produzido pela ciência da informação internacional por pesquisadores das demais áreas científicas. A pesquisa é realizada em duas etapas. Os dados analisados na primeira etapa são provenientes de uma análise de citações a artigos da área de ciência da informação do cenário internacional publicados entre 1997 e 2016 e presentes na Web of Science. Na segunda etapa, com o objetivo de determinar o tipo de relação (multi, inter ou transdisciplinar) estabelecida entre as citações de outras disciplinas e a ciência da informação, é realizada análise quantitativa em uma amostra não-probabilística por conveniência de 15% das citações de outras disciplinas a trabalhos provenientes da ciência da informação internacional identificados na primeira etapa. Ainda na amostra utilizada na segunda etapa, para os trabalhos das citações que apresentam propriedades indicativas de serem pesquisas construídas a base de uma relação interdisciplinar, é realizada uma análise qualitativa para determinar se elas são de natureza uni, inter, multi ou transdisciplinar. Como principais resultados destacam-se: a observação de uma tendência de crescimento das citações dos trabalhos internacionais da área pelas demais áreas do conhecimento científico, esse fato pode demonstrar que a ciência da informação internacional tem avançado teórica e metodologicamente de modo sistemático nesses últimos 20 anos; a verificação de uma expressiva utilização do conhecimento da ciência da informação internacional pelas demais áreas do conhecimento, indicando uma potencial relação interdisciplinar de outras disciplinas com a ciência da informação internacional. Entretanto, esta potencial relação interdisciplinar não é confirmada pela análise quanti-qualitativa realizada na segunda etapa da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Rodrigo Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2012). Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2009). Possui graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (2002). Atualmente é bibliotecário da Faculdade de Letras da UFMG e Gestor Editorial do Portal de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG. Foi bibliotecário do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Áreas de interesse: informação e sistemas de informação; usuários, uso e avaliação de sistemas de informação; bibliotecas universitáris e Reflexões e discussões sobre a disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, assim como a construção do conhecimento em ciência da informação

Beatriz Valadares Cendón, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação

Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (Nível 5 - CAPES). Possui os títulos de Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela University of Texas at Austin (1996, 1990). Formada em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral (Especialização,1984) e em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (Graduação, 1980). Exerceu os cargos de Diretora da Escola de Ciência da Informação da UFMG (2010), Vice-Diretora (2006-2010) e Chefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação (2002-2006) da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECI/UFMG (2014-2015). Consultora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), CAPES e CNPq. Líder da Linha de Pesquisa Organização e Uso da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECI/UFMG (2011-ago/2015). Líder do grupo de pesquisa "Informação e sistemas de informação: estudos de usuários e usos" (2002-presente). Membro dos grupos de pesquisa "Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem" e "Produção de Conhecimento e Interdisciplinaridade do(a) LATACI RESEARCH INSTITUTE". Serviu como membro do Comitê Assessor da área de Ciências Sociais Aplicadas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG e em várias comissões e órgãos colegiados da ECI e da UFMG. Nos Estados Unidos, atuou como professora na University of South Florida e como Assistente de Pesquisa na University of Texas at Austin. Selecionada pelo Projeto Open Box da Ciência entre as 250 mulheres protagonistas da ciência brasileira (2020).

Referências

BERTI, Valdir Pedro. Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

BICALHO, Lucinéia Maria. As relações interdisciplinares refletidas na literatura brasileira da Ciência da Informação. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

BORKO, Harold. Information science: what is it? American Documentation, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 3-5, 1968.

BRIGGS, Asa; MICHAUD, Guy. Problèmes et solutions. In: OCDE. Problemes d’enseignement et de recherche dans les universités. Paris: OCDE, 1972. p. 191-265.

CHANG, Yu-Wei; HUANG, Mu-Hsuan. A study of the evolution of interdisciplinarity in library and information science: using three bibliometric methods. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [s. l.], v. 63, n. 1, p. 22-33, 2012.

CROSLAND, Dorothy Murray. Georgia Tech and the NSF study grant for training personnel for scientific and technical libraries. Special Library, [s. l.], n. 53, p. 590-594, 1962.

DING, Nan; PAN, Youneng; YANG, Chunyan. The interdisciplinarity of iSchools: an analysis and visualization of research publications. Malaysian Journal of Library & Information Science, Kuala Lumpur, v. 21, n. 2, p. 21-39, 2016.

DOMINGUES, Ivan. Em busca do método. In: DOMINGUES, Ivan (org.) Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 17-40.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FERNANDES, Wesley Rodrigo. Desvendando as relações de outras disciplinas com a ciência da informação: um estudo comparativo entre a pesquisa nacional e internacional. 2019. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

GOMES, Henriette Ferreira. Interdisciplinaridade e Ciência da Informação: de característica a critério delineador de seu núcleo principal. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 1-7, 2001.

GUSDORF, Georges. Conhecimento interdisciplinar. In: POMBO, Olga; GUIMARAES, Henrique Manuel; LEVY, Teresa (org.). Interdisciplinaridade: antologia. Porto: Campo das Letras, 2006. p. 37-58.

HIGINO, Anderson Fabian Ferreira; DUMONT, Lígia Maria Moreira. Ciência da Informação e interdisciplinaridade no contexto brasileiro: um estudo qualiquantitativo com foco no ENANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. 1 CD-ROM.

HUANG, Mu-Hsuan; CHANG, Yu-Wei. A study of interdisciplinarity in information science: using direct citation and co-authorship analysis. Journal of Information Science, [s. l.], v. 37, n. 4, p. 369-378, 2011.

HUANG, Mu-Hsuan; CHANG, Yu-Wei. A comparative study of interdisciplinary changes between information science and library science. Scientometrics, [s. l.], v. 91, p. 789-803, 2012.

JANTSCH, Erich. Vers línterdisciplinarité et la transdiciplinarité das dans l’enseignement et l’innovation. In: OCDE. Problemes d’enseignement et de recherche dans les universités. Paris: OCDE, 1972. p. 98-124.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MORAES, Marcos; CARELLI, Ana Esmeralda. A interdisciplinaridade na ciência da informação pela perspectiva da análise de citações. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 137-160, 2016.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Triom, 2001.

PAIM, Isis et al. Interdisciplinaridade na ciência da informação: início de um diálogo. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 19-26, 2001.

PIAGET, Jean. L’epistemologie dês relations interdisciplinaires. In: OCDE. Problemes d’enseignement et de recherche dans les universités. Paris: OCDE, 1972. p. 131-144.

PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Mutações na Ciência da Informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 28, n. 3, p. 115-134, 2018.

PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Pilares conceituais para mapeamento do território epistemológico da Ciência da Informação: disciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e aplicações. In: BENTES PINTO, Virgínia; CAVALCANTE, Lídia Eugênia; SILVA NETO, Casemiro (org.). Ciência da Informação: abordagem transdisciplinares: gênese e aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 71-104.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; LOUREIRO, José Mauro Mattheus. Traçados e limites da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 42-53, 1995.

POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOLESTE, Foz do Iguaçu, v. 10, n.1, p. 9-40, 2008.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Antropos, 2004.

REPKO, Allen F. Defining Interdisciplinary Studies. In: REPKO, Allen F. Interdisciplinary Research: process and theory. Los Angeles: Sage, 2008. p. 3-26.

REPKO, Allen F. Defining Interdisciplinary Studies. In: REPKO, Allen F. Interdisciplinary Research: process and theory. 2. ed. Los Angeles: Sage, 2012. p. 3-26.

SANTANA, Glessa Heryka Celestino de. A Ciência da Informação e sua consolidação em face da interdisciplinaridade. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 1-26, 2012.

SANTOS NETO, João Arlindo dos et al. Interdisciplinaridade no contexto da Ciência da Informação: correntes e questionamentos. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 9-35, 2017.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, 1996.

SHERA, Jesse Hauk; CLEVELAND, Donald B. History and foundations of Information Science. Annual Review of Information Science and Technology, [s. l.], v. 12, p. 249-275, 1977.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Das concepções disciplinares na Ciência da Informação e/ou de suas configurações epistemológicas: o desiderato percepcionado da interdisciplinaridade. Investigación Bibliotecológica, Ciudad de México, v. 27, n. 59, p. 67-92, 2013.

SOUZA, Edivanio Duarte de. A epistemologia interdisciplinar na ciência da informação: dos indícios aos efeitos de sentido na consolidação do campo disciplinar. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

TANG, Rong. Evolution of the interdisciplinary characteristics of information and library science. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, [s. l.], v. 41, n. 1, p. 54-63, 2004.

TAYLOR, Robert Saxton. Professional aspects of information science and technology. Annual Review of Information Science and Technology, [s. l.], v. 1, p. 15-40, 1966.

ZIMMERMANN, Érika; CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade e ensino de física: quais as possibilidades? In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16., 2005, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: SNEF, 2005. p. 1-5.

Downloads

Publicado

2021-03-26

Como Citar

FERNANDES, W. R.; CENDÓN, B. V. Desvendando as relações de outras disciplinas com ciência da informação: avaliação a partir da perspectiva internacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 76–116, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245272.76-116. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/102773. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo