Desvendando as relações de outras disciplinas com ciência da informação: avaliação a partir da perspectiva internacional
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245272.76-116Palavras-chave:
Ciência da Informação, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Epistemologia da Ciência da InformaçãoResumo
O objetivo geral do artigo é investigar na literatura científica o uso do conhecimento produzido pela ciência da informação internacional por pesquisadores das demais áreas científicas. A pesquisa é realizada em duas etapas. Os dados analisados na primeira etapa são provenientes de uma análise de citações a artigos da área de ciência da informação do cenário internacional publicados entre 1997 e 2016 e presentes na Web of Science. Na segunda etapa, com o objetivo de determinar o tipo de relação (multi, inter ou transdisciplinar) estabelecida entre as citações de outras disciplinas e a ciência da informação, é realizada análise quantitativa em uma amostra não-probabilística por conveniência de 15% das citações de outras disciplinas a trabalhos provenientes da ciência da informação internacional identificados na primeira etapa. Ainda na amostra utilizada na segunda etapa, para os trabalhos das citações que apresentam propriedades indicativas de serem pesquisas construídas a base de uma relação interdisciplinar, é realizada uma análise qualitativa para determinar se elas são de natureza uni, inter, multi ou transdisciplinar. Como principais resultados destacam-se: a observação de uma tendência de crescimento das citações dos trabalhos internacionais da área pelas demais áreas do conhecimento científico, esse fato pode demonstrar que a ciência da informação internacional tem avançado teórica e metodologicamente de modo sistemático nesses últimos 20 anos; a verificação de uma expressiva utilização do conhecimento da ciência da informação internacional pelas demais áreas do conhecimento, indicando uma potencial relação interdisciplinar de outras disciplinas com a ciência da informação internacional. Entretanto, esta potencial relação interdisciplinar não é confirmada pela análise quanti-qualitativa realizada na segunda etapa da pesquisa.
Downloads
Referências
BERTI, Valdir Pedro. Interdisciplinaridade: um conceito polissêmico. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
BICALHO, Lucinéia Maria. As relações interdisciplinares refletidas na literatura brasileira da Ciência da Informação. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
BORKO, Harold. Information science: what is it? American Documentation, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 3-5, 1968.
BRIGGS, Asa; MICHAUD, Guy. Problèmes et solutions. In: OCDE. Problemes d’enseignement et de recherche dans les universités. Paris: OCDE, 1972. p. 191-265.
CHANG, Yu-Wei; HUANG, Mu-Hsuan. A study of the evolution of interdisciplinarity in library and information science: using three bibliometric methods. Journal of the American Society for Information Science and Technology, [s. l.], v. 63, n. 1, p. 22-33, 2012.
CROSLAND, Dorothy Murray. Georgia Tech and the NSF study grant for training personnel for scientific and technical libraries. Special Library, [s. l.], n. 53, p. 590-594, 1962.
DING, Nan; PAN, Youneng; YANG, Chunyan. The interdisciplinarity of iSchools: an analysis and visualization of research publications. Malaysian Journal of Library & Information Science, Kuala Lumpur, v. 21, n. 2, p. 21-39, 2016.
DOMINGUES, Ivan. Em busca do método. In: DOMINGUES, Ivan (org.) Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 17-40.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FERNANDES, Wesley Rodrigo. Desvendando as relações de outras disciplinas com a ciência da informação: um estudo comparativo entre a pesquisa nacional e internacional. 2019. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
GOMES, Henriette Ferreira. Interdisciplinaridade e Ciência da Informação: de característica a critério delineador de seu núcleo principal. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 1-7, 2001.
GUSDORF, Georges. Conhecimento interdisciplinar. In: POMBO, Olga; GUIMARAES, Henrique Manuel; LEVY, Teresa (org.). Interdisciplinaridade: antologia. Porto: Campo das Letras, 2006. p. 37-58.
HIGINO, Anderson Fabian Ferreira; DUMONT, Lígia Maria Moreira. Ciência da Informação e interdisciplinaridade no contexto brasileiro: um estudo qualiquantitativo com foco no ENANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. 1 CD-ROM.
HUANG, Mu-Hsuan; CHANG, Yu-Wei. A study of interdisciplinarity in information science: using direct citation and co-authorship analysis. Journal of Information Science, [s. l.], v. 37, n. 4, p. 369-378, 2011.
HUANG, Mu-Hsuan; CHANG, Yu-Wei. A comparative study of interdisciplinary changes between information science and library science. Scientometrics, [s. l.], v. 91, p. 789-803, 2012.
JANTSCH, Erich. Vers línterdisciplinarité et la transdiciplinarité das dans l’enseignement et l’innovation. In: OCDE. Problemes d’enseignement et de recherche dans les universités. Paris: OCDE, 1972. p. 98-124.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MORAES, Marcos; CARELLI, Ana Esmeralda. A interdisciplinaridade na ciência da informação pela perspectiva da análise de citações. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 137-160, 2016.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Triom, 2001.
PAIM, Isis et al. Interdisciplinaridade na ciência da informação: início de um diálogo. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 19-26, 2001.
PIAGET, Jean. L’epistemologie dês relations interdisciplinaires. In: OCDE. Problemes d’enseignement et de recherche dans les universités. Paris: OCDE, 1972. p. 131-144.
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Mutações na Ciência da Informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 28, n. 3, p. 115-134, 2018.
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Pilares conceituais para mapeamento do território epistemológico da Ciência da Informação: disciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e aplicações. In: BENTES PINTO, Virgínia; CAVALCANTE, Lídia Eugênia; SILVA NETO, Casemiro (org.). Ciência da Informação: abordagem transdisciplinares: gênese e aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 71-104.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; LOUREIRO, José Mauro Mattheus. Traçados e limites da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 42-53, 1995.
POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação: Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOLESTE, Foz do Iguaçu, v. 10, n.1, p. 9-40, 2008.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Antropos, 2004.
REPKO, Allen F. Defining Interdisciplinary Studies. In: REPKO, Allen F. Interdisciplinary Research: process and theory. Los Angeles: Sage, 2008. p. 3-26.
REPKO, Allen F. Defining Interdisciplinary Studies. In: REPKO, Allen F. Interdisciplinary Research: process and theory. 2. ed. Los Angeles: Sage, 2012. p. 3-26.
SANTANA, Glessa Heryka Celestino de. A Ciência da Informação e sua consolidação em face da interdisciplinaridade. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 1-26, 2012.
SANTOS NETO, João Arlindo dos et al. Interdisciplinaridade no contexto da Ciência da Informação: correntes e questionamentos. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 9-35, 2017.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, 1996.
SHERA, Jesse Hauk; CLEVELAND, Donald B. History and foundations of Information Science. Annual Review of Information Science and Technology, [s. l.], v. 12, p. 249-275, 1977.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Das concepções disciplinares na Ciência da Informação e/ou de suas configurações epistemológicas: o desiderato percepcionado da interdisciplinaridade. Investigación Bibliotecológica, Ciudad de México, v. 27, n. 59, p. 67-92, 2013.
SOUZA, Edivanio Duarte de. A epistemologia interdisciplinar na ciência da informação: dos indícios aos efeitos de sentido na consolidação do campo disciplinar. 2011. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
TANG, Rong. Evolution of the interdisciplinary characteristics of information and library science. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, [s. l.], v. 41, n. 1, p. 54-63, 2004.
TAYLOR, Robert Saxton. Professional aspects of information science and technology. Annual Review of Information Science and Technology, [s. l.], v. 1, p. 15-40, 1966.
ZIMMERMANN, Érika; CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade e ensino de física: quais as possibilidades? In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16., 2005, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: SNEF, 2005. p. 1-5.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Wesley Rodrigo Fernandes, Beatriz Valadares Cendón, Beatriz Valadares Cendón
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.