A importância da Associação dos Arquivistas da Paraíba como instrumento de fortalecimento e visibilidade profissional

Eloisa dos Santos Silveira, Claudialyne da Silva Araújo

Resumo


Este estudo aborda como o associativismo profissional arquivístico tem sido discutido de forma mais recorrente entre as temáticas na área arquivística, sendo considerado atualmente como o principal percurso para o fortalecimento dessa classe profissional. Em particular, com este estudo busca-se avaliar a importância do associativismo profissional arquivista no estado da Paraíba. Adota-se uma abordagem qualiquantitativa de natureza descritiva, tomando como objeto de estudo os arquivistas formados no período de 2015 a 2018 na Universidade Estadual da Paraíba e na Universidade Federal da Paraíba, bem como os arquivistas filiados à Associação de Arquivistas da Paraíba. O instrumento de coleta de dados escolhido foi o Formulários Google, e os formulários foram aplicados via e-mail. Os Arquivistas, egressos das duas instituições, acreditam que o principal caminho para que a classe dos arquivistas se fortaleça é o associativismo, mas que o número de associados à Associação de Arquivistas da Paraíba, ainda é relativamente baixo, o que talvez se deva, de acordo com as respostas dos egressos ao fato de a associação ser relativamente discreta em suas atividades e não publicizar tanto as suas ações. O associativismo é um caminho importante para a expansão da classe e deve ser abordado de forma mais recorrente. Além disso, às associações também precisam ser mais assíduas em difundir suas ações, tendo em vista obter um maior percentual de vinculados.


Palavras-chave


Associação de Arquivistas da Paraíba; AAPB; Associativismo; Arquivista; Visibilidade profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245271.111-131



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)