Ações e estratégias voltadas para a ciência aberta em universidades estaduais paulistas: um estudo multicaso
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245272.164-192Palavras-chave:
Ciência Aberta, Universidades Estaduais Paulistas - Brasil, Comunicação CientíficaResumo
Este estudo tem como objetivo geral identificar e refletir sobre as ações das universidades estaduais paulistas - Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - quanto à divulgação da pesquisa científica e à produção de novos conhecimentos por meio de estratégias voltadas para a Ciência Aberta. Como objetivos específicos, pretende-se apontar políticas públicas adotadas nas universidades estaduais paulistas e identificar como essas instituições definem suas diretrizes relacionadas às novas formas de compartilhamento de dados e de informação. Como procedimentos de coletas de dados, são empregados a pesquisa bibliográfica e o levantamento documental. Além disso, endereçamos aos gestores das três universidades aqui trabalhadas, via Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), uma solicitação de compartilhamento de informações sobre as iniciativas e as estratégias de Ciência Aberta desenvolvidas por essas instituições. Para a análise, categorizamos e classificamos os dados levantados por meio das cinco correntes de pensamento que representam perspectivas reconhecidas pelos autores Fecher e Friesike (2013). Os dados foram tratados em planilha Excel e interpretados com o auxílio do conjunto de ferramentas nas nuvens de business intelligence Power BI. Concluiu-se que as universidades investigadas apresentam grande foco na pesquisa e, portanto, estão seriamente envolvidas em diversos movimentos voltados para a Ciência Aberta.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S. Ciência Aberta em questão. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CIÊNCIA ABERTA, QUESTÕES ABERTAS, 1. Rio de Janeiro, 2014. Anais […]. Rio de Janeiro: Liinc; IBICT; OKF; Unirio, 2014. Disponível em: https://www.cienciaaberta.net/wp-content/uploads/2014/05/20140820_Albagli_Ciencia_Aberta_em_questao.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020.
ALBAGLI, S.; CLÍNIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 434-450, 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593. Acesso em: 30 jan. 2020.
BJÖRNEBORN, L. Small-world link structures across an academic web space: a library and information science approach. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola Real de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Universidade de Copenhague, Copenhague, 2004. Disponível em: https://komm.ku.dk/ansatte/?pure=files%2F47039808%2Flennart_bjorneborn_phd.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.
BRASIL. Controladoria Geral da União. Guia de procedimentos para atendimento à Lei de Acesso à Informação e utilização do e-SIC. 2. versão. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.acessoainformacao.gov.br/lai-para-sic/guias-e-orientacoes/guia-de-procedimentos-para-atendimento-a-lei-de-acesso-a-informacao-e-utilizacao-do-e-sic. Acesso em: 10 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 18 nov. 2011 - Edição extra. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 30 jan. 2020.
BROWN, E.; WOOLSTON, C. Why science blogging still matters: Blogs continue to be an effective platform for communicating your science to major stakeholders - and the public. Nature, [s.l.], v. 554, p. 135-137, 2018. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-018-01414-6?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=crs-&utm_content=100819v1. Acesso em: 13 fev. 2020.
CARUSO, F. S. Ciência Aberta: ações de pesquisadores acadêmicos na web aberta. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Recursos Educacionais Abertos. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.capes.gov.br/uab/rea. Acesso em: 2 fev. 2020.
COSTA, M. P.; LEITE, F. C. L. Repositórios institucionais da América Latina e o acesso aberto à informação científica. Brasília: IBICT, 2017. Disponível em https://repositorio.unb.br/handle/10482/23202. Acesso em: 12 fev. 2020.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
DENG, F. What is “open”?: An economic analysis of open institutions. In: MPRA Paper nº 888. Germany: University Library of Munich, 2008.
ESTELLÉS-AROLAS, E.; GONZÁLEZ-LADRÓN-DE-GUEVARA, F. Towards an integrated crowdsourcing definition. Journal of Information science, [S.l.], v. 38, n. 2, p. 189-200, 2012.
FECHER, B.; FRIESIKE, S. Open Science: one term, five schools of thought. In: BARTLING, S.; FRIESIKE, S. (orgs.). Opening Science: the evolving guide on how the internet is changing research, collaboration and scholarly publishing. New York: Springer, 2014.
FECHER, B.; FRIESIKE, S. Open Science: one term, five schools of thought. The RatSWD Working Papers, [s.l.], n. 218, 2013. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=2272036. Acesso em: 13 fev. 2020.
FORESTI, N. A. B. Contribuição das revistas brasileiras de biblioteconomia e ciência da informação enquanto fonte de referência para a pesquisa. Ciência da Informação, Brasília, v. 19, n. 1, 1991. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/375. Acesso em: 13 fev. 2020.
FRANCK, G. et al. Manual de formação em Ciência Aberta. Hanover: Foster, 2018. Disponível em: https://foster.gitbook.io/manual-de-formacao-em-ciencia-aberta/. Acesso em: 13 fev. 2020.
GOMES, P. C. T. O que é um dashboard?: o guia completo e definitivo! OpServices, Porto Alegre, 16 out. 2017. Disponível em: https://www.opservices.com.br/o-que-e-um-dashboard/. Acesso em: 7 fev. 2020.
GOUVEIA, F. C. Altmetria: métricas de produção científica para além das citações. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 214-227, 2013. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3434/3004. Acesso em: 13 fev. 2020.
HADDAWAY, N. R. Open Synthesis: on the need for evidence synthesis to embrace Open Science. Environmental Evidence, [s.l.], v. 7, n. 1, 2018.
HECKER, S. et al. Citizen science: innovation in open science, society and policy. London: UCL, 2018.
JORGE, M. Pesquisa veste aves com mochilas de GPS para entender migração: tecnologia e ciência cidadã ajudam a avaliar impacto da urbanização na rota das aves. Portal de Notícias da Unesp, [s.l.], 2019. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/34698/pesquisa-veste-aves-com-mochilas-de-gps-para-entender-migracao. Acesso em: 2 fev. 2020.
KADIKAR, V. The Wisdom of the crowd: how to democratize derivatives. Blocktelegraph, [s.l.],2019. Disponível em: https://blocktelegraph.io/the-wisdom-of-the-crowd-how-to-democratize-derivatives/. Acesso em: 20 jan. 2020.
KNOTH, P.; HERRMANNOVA, D. Towards semantometrics: a new semantic similarity based measure for assessing a research publication's contribution. D-Lib Magazine, [s.l.], v. 20, n. 11-12, 2014. Disponível em: http://www.dlib.org/dlib/november14/knoth/11knoth.html. Acesso em: 2 fev. 2020.
LAÉ, R. Crowdsoursing: o conceito de inteligência coletiva. 17 maio 2016. Cidade do México. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/crowdsoursing-o-conceito-de-intelig%C3%AAncia-coletiva-raquel-la%C3%A9/?originalSubdomain=pt>. Acesso em: 13 fev. 2020.
MAZZITELLI, F. Projeto sobre métricas exercita visão de futuro de universidades. 18 mar. 2019. [s.l.]. Portal de Notícias da Unesp. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/34399/projeto-sobre-metricas-exercita-visao-de-futuro-de-universidades. Acesso em: 13 fev. 2020.
MARQUES, F. Os impactos do investimento. Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 246, 2016. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-impactos-do-investimento/. Acesso em: 30 jun. 2020.
NASSI-CALÒ, L. Avaliação por pares: modalidades, prós e contras. SciELO em Perspectiva, São Paulo, 27 mar. 2015. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2015/03/27/avaliacao-por-pares-modalidades-pros-e-contras/. Acesso em: 2 fev. 2020.
OLIVEIRA, A. C. S.; SILVA, E. M. Ciência Aberta: dimensões para um novo fazer científico. Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27666. Acesso em: 20 jan. 2020.
OLIVEIRA, A. C. S.; GUIMARÃES, P. B. V.; KOSHIYAMA, D. C. A. G. A Ciência Aberta e os direitos de propriedade intelectual: um olhar a partir da economia criativa e da ciência do commons. Revista de Direito da Cidade, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/view/32031. Acesso em: 13 fev. 2020.
OLIVEIRA, D. C. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, 2008. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/reuerj/v16n4/v16n4a19.pdf. Acesso em: 3 fev. 2020.
PASSOS, E. Power BI: Saiba o que é e quanto custa para sua empresa. Infobusines, [s.l.], 1º jul. 2016. Disponível em: https://infob.com.br/o-que-e-power-bi/. Acesso em: 7 fev. 2020.
PAULA, J. A. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interface, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/5. Acesso em: 3 fev. 2020.
PRIEM, J. et al. Altmetrics: a manifesto. [s.l.], 26 out. 2010. Disponível em: http://altmetrics.org/manifesto/. Acesso em: 3 fev. 2020.
PRITCHARD, A. Statistical bibliography or bibliometrics? Journal of Documentation, [s.l.], v. 24, n. 4, 1969. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236031787_Statistical_Bibliography_or_Bibliometric. Acesso em: 13 fev. 2020.
RUIZ-MALLÉN, I. et al. Citizen science, engagement and transformative learning: a study of the co-construction of a neuroscience research project in Catalonia. Science Communication, [s.l.], v. 38, n. 4, 2016. Disponível em: https://journals-sagepub-com.ez27.periodicos.capes.gov.br/doi/full/10.1177/1075547016642241. Acesso em: 13 ago. 2019.
SANTOS, P. X. (Coord.). Livro verde Ciência Aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017.
SANTOS, P. X. A experiência da Fiocruz em gestão da informação. In: SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE C&T. 1. Brasília, 2013. Anais [...]. Brasília: Embrapa, 2013. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/1253997/. Acesso em: 13 fev. 2020.
SÃO PAULO. Decreto do Estado de São Paulo n. 58.052, de 16 de maio de 2012. Regulamenta a Lei federal n. 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações, e dá providências correlatas. Diário Oficial - Poder Executivo - Seção 1, São Paulo, 16 maio 2012. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2012/decreto-58052-16.05.2012.html. Acesso em: 31 jan. 2020.
SIGGENER KREIS. Guidelines for good science PR. Berlim: Siggen Circle, 2013. Disponível em: https://www.leopoldina.org/fileadmin/redaktion/Presse/Materialien/Guidelines_Good_Science_PR.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.
SILVA, F. C. C.; SILVEIRA, L. O ecossistema da Ciência Aberta. Transinformação, Campinas, v. 31, 2019.
SOUZA, I. V. P. Altmetria ou métricas alternativas: conceitos e principais características. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [s.l.], v. 4, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/44554/27146. Acesso em: 11 fev. 2020.
SUROWIECKI, J. The wisdom of crowds. New York: Anchor Book, 2004. Disponível em: http://www.asecib.ase.ro/mps/TheWisdomOfCrowds-JamesSurowiecki.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.
UNDERWOOD, S. Blockchain beyond bitcoin. Communications of the ACM, New York, v. 59, n. 11, 2016, p. 15-17. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/fullHtml/10.1145/2994581. Acesso em: 11 abr. 2020.
UNIVERSIDADE DO MINHO. Projeto Open Science. Minho, 2020. Disponível em: https://openaccess.sdum.uminho.pt/?page_id=276. Acesso em: 12 fev. 2020.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO". Portaria Unesp-257, de 25 de julho de 2019. Regulamenta, no âmbito da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, a Lei 12.527, de 18-11-2011, que regula o acesso a informações. Diário Oficial - Poder Executivo - Seção 1, São Paulo, v. 129, n. 139, 26 jul. 2019. p. 53. Disponível em: https://ape.unesp.br/pdf_siteape/PortariaUNESP257-19.pdf. Acesso em: 31 jan. 2020.
ZIEGLER, M. F. Universidades fixam novas métricas de desempenho acadêmico. Agência Fapesp, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35179/universidades-fixam-novas-metricas-de-desempenho-academico. Acesso em: 2 fev. 2020.
ZIVKOVIC, B. Science Blogs: definition, and a history. Scientific American, [s.l.], 10 jul. 2012. Disponível em: https://blogs.scientificamerican.com/a-blog-around-the-clock/science-blogs-definition-and-a-history/?print=true. Acesso em: 12 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nivaldo Calixto Ribeiro, Dalgiza Andrade Oliveira, Sarah Rúbia de Oliveira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.