Reflexões sobre a televisão e a "falta de cultura" no Brasil
Palavras-chave:
Televisão, estudos de recepção, etnografia de audiênciaResumo
Este artigo tem por base uma pesquisa desenvolvida a respeito do ponto de vista de pessoas de camadas médias sobre televisão, com as quais foram realizadas entrevistas, etnografia de audiência e coleta de depoimentos. Na primeira parte, exponho o modo como se realizou a pesquisa, situando a metodologia de etnografia de audiência em relação aos estudos de recepção e destacando alguns dados que o trabalho de campo trouxe. Na segunda parte, relaciono os dados obtidos com a discussão ao longo de nossa história sobre cultura, colocando em diálogo a visão das pessoas pesquisadas e as teorias, buscando pontos comuns na suposição de falta de cultura no Brasil quando se debate televisão. Por fim, lanço algumas hipóteses e reflexões que apontam novas possibilidades de investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.