O ANTICLIMAX DA HISTÓRIA DO SOLDADO DE STRAVINSKY: PROPORÇÃO, COERÊNCIA HARMÔNICA E RELAÇÃO TEXTO MÚSICA NA SEQÜÊNCIA PEQUENO CORAL, CANÇÃO DO DIABO E GRANDE CORAL

Autores

  • Fausto Borém

Palavras-chave:

Igor Stravinsky, A História do Soldado, análise musical.

Resumo

Estudo sobre o anti-clímax em A História do Soldado, de Stravinsky, a partir da análise tonal, escalar e de conjunto de notas ( pitch class set) dos movimentos Pequeno Coral, Canção do Diabo e Grande Coral. Elementos e relações estruturais dentro de cada movimento, entre eles e deles com o todo da obra revelam um alto grau de unidade, observado na forma, coerência harmônica, proporções e relação texto-música, os quais são colocados a serviço da ação dramática e refletem o contexto histórico da Primeira Guerra Mundial e seus efeitos sobre o compositor, assim como em toda a comunidade européia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos