A MÚSICA NO MARANHÃO IMPERIAL: UM ESTUDO SOBRE O COMPOSITOR LEOCÁDIO RAYOL BASEADO EM DOIS MANUSCRITOS DO INVENTÁRIO JOAO MOHANA

Autores

  • João Berchmans de Carvalho Sobrinho

Palavras-chave:

musicologia histórica, música no Maranhão, música sacra,

Resumo

Este artigo, vinculado à abordagem histórica e musicológica, tem o objetivo de apresentar resultados de uma pesquisa sobre a música no Maranhão e sobre o compositor Leocádio Rayol (1849-1909). Nesta pesquisa enfatizo sua trajetória artística procurando realizar uma análise de contexto e das condições de produção musical, além de comentários descritivos sobre duas composições de sua autoria: a Missa do Grande Credo e a Missa Bom Jesus dos Navegantes, ambas pertencentes à produção musical maranhense do século XIX e resguardadas no Inventário João Mohana do Arquivo Público do Estado do Maranhão. Pretende-se com os resultados levantados inserir mais essa área cultural do Nordeste brasileiro no quadro de estudos de nossa musicologia histórica e contribuir para a ampliação das experiências e práticas musicais do passado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos