A MÚSICA NO MARANHÃO IMPERIAL: UM ESTUDO SOBRE O COMPOSITOR LEOCÁDIO RAYOL BASEADO EM DOIS MANUSCRITOS DO INVENTÁRIO JOAO MOHANA

João Berchmans de Carvalho Sobrinho

Resumo


Este artigo, vinculado à abordagem histórica e musicológica, tem o objetivo
de apresentar resultados de uma pesquisa sobre a música no Maranhão e
sobre o compositor Leocádio Rayol (1849-1909). Nesta pesquisa enfatizo sua
trajetória artística procurando realizar uma análise de contexto e das condições
de produção musical, além de comentários descritivos sobre duas composições
de sua autoria: a Missa do Grande Credo e a Missa Bom Jesus dos
Navegantes, ambas pertencentes à produção musical maranhense do século
XIX e resguardadas no Inventário João Mohana do Arquivo Público do Estado
do Maranhão. Pretende-se com os resultados levantados inserir mais essa área
cultural do Nordeste brasileiro no quadro de estudos de nossa musicologia
histórica e contribuir para a ampliação das experiências e práticas musicais do
passado brasileiro.

Palavras-chave


musicologia histórica; música no Maranhão; música sacra;

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