ENTRE PALCOS, RUAS E SALÕES: PROCESSOS DE CIRCULARIDADE CULTURAL NA MÚSICA DOS RANCHOS CARNAVALESCOS DO RIO DE JANEIRO (1890-1930)
Palavras-chave:
ranchos, música, circularidade culturalResumo
Em meio a grandes mudanças sociopolíticas que marcaram o país durante a transição do século XIX ao XX, como a abolição da escravatura e a adoção do regime republicano, a cidade do Rio de Janeiro testemunhou a emergência de novas formas culturais correspondentes à entrada de novos atores na cena pública. Este trabalho enfoca uma dessas formas – o rancho carnavalesco das três primeiras décadas do século passado e sua música – como exemplos de inter-relações entre os índices culturais associados a diferentes setores da sociedade em período de relativo afrouxamento dos códigos de conduta vigentes no cotidiano. Toma-se como referência o trabalho conceitual de autores como Mikhail Bakhtin, Roberto DaMatta e Carlo Ginzburg, notadamente a categoria de circularidade conceitual proposta por este último, aliada ao exame crítico de fontes jornalísticas, musicográficas e fonográficas para iluminar o papel dos processos musicais que tornam os ranchos mediadores entre culturas distintas no interior da cidade.Downloads
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