A PESQUISA SOBRE A PRÁTICA MUSICAL DE PROFESSORES GENERALISTAS NO BRASIL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo

Resumo


Este texto trata da atuação de professores generalistas com relação à música nos anos iniciais da escola. Inicialmente o sistema educacional brasileiro é apresentado, seguido de uma breve revisão de literatura sobre professores generalistas e educação musical. Entre os anos de 1999 e 2007 foram realizadas pesquisas sobre esta temática e aqui estão apresentadas as sínteses destes trabalhos. Cada pesquisa oferece uma discussão sobre questões específicas: 1) a primeira pesquisa trata da formação musical de professores generalistas em 19 universidades brasileiras; 2) a segunda pesquisa discute resultados de um curso de música oferecido para estudantes de Curso de Pedagogia; 3) a terceira pesquisa investiga professores generalistas em uma escola pública brasileira; 4) a quarta pesquisa é uma continuação da terceira, num outro momento de formação musical oferecida para as crianças das séries iniciais. De maneira geral, a formação musical de professores generalistas tem sido precária em universidades, mas através de cursos de formação continuada é possível observar resultados positivos para esta formação. Políticas públicas direcionadas para esta área poderiam contribuir para a educação musical nos anos iniciais da escola.

Palavras-chave


educação musical, professores generalistas, formação inicial e continuada

Texto completo:

PDF


Index: LAPTOC: Latin American Periodicals Tables of Contents; Latindex.