EDUCAÇÃO MUSICAL E SOCIABILIDADE: UM ESTUDO EM ESPAÇOS DE ENSINAR/APRENDER MÚSICA EM UBERLÂNDIA (MINAS GERAIS) NAS DÉCADAS DE 1940 A 1960

Autores

  • Lilia Neves Gonçalves

Palavras-chave:

educação musical, sociabilidade, História Oral

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma tese em Educação Musical que se propôs a investigar e compreender como se constituía e estava constituída uma sociabilidade pedagógico-musical em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia, (MG), nas décadas de 1940 a 1960. Dos vários espaços, seis ganharam destaque: a Banda Municipal de Música, a aula particular de música, a escola, o Conjunto Orquestral do Liceu, a Banda Lira Feminina Uberlandense e o Conservatório Musical de Uberlândia. Como método foi utilizado a História Oral, combinando as fontes orais com fontes escritas e iconográficas. A partir dos relatos orais foi possível apreender o cotidiano da aula de música, compreender meandros da prática pedagógico-musical nos "jeitos" de ensinar/aprender música, nos conteúdos, no repertório, bem como no tipo de interação na qual cada agente estava envolvido: seja quando se ensinava/aprendia, seja quando se tocava em conjunto ou individualmente, ou quando se apresentava na cidade ou fora dela. Considerando que cada espaço se organizava em torno de determinadas práticas pedagógico-musicais, idéias, valores e gostos, é possível afirmar que cada um deles tinha uma produção e divulgação pedagógico-musical que mantinha suas especificidades. No entanto, quando se pensa em uma sociabilidade pedagógico-musical em uma visão mais macro é possível dizer ainda que tanto a produção quanto a divulgação pedagógico-musical têm suas regularidades no processo interativo de se ensinar/aprender música na cidade de Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960.

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