Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Em Pauta?
Acesso

 

Diretrizes para Autores

O requisito principal para publicação na Em Pauta consiste em que o artigo represente, de fato, contribuição científica no que se refere à relevância e pertinência do tema abordado ao contexto e ao momento; ao reflexo do estado da arte do conhecimento na área no referencial teórico-conceitual adotado; à consistência do desenvolvimento do artigo em relação aos princípios de construção científica do conhecimento e à clareza e concisão das implicações do trabalho para a teoria e/ou para prática musical.

A Em Pauta tem interesse na publicação de artigos inéditos de desenvolvimento teórico, trabalhos empíricos e ensaios.

Os artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e propor novos modelos e interpretações para fenômenos relevantes no campo da música.

Os trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.

Os ensaios compõem formas mais livres de contribuição científica. Tais artigos devem privilegiar as abordagens críticas e criativas, revelando novas perspectivas e trazendo reflexões sobre temas relevantes na área de música.

Notas para os colaboradores:

A Em Pauta está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, e aceita textos em português, espanhol, inglês ou francês.

Os artigos de desenvolvimento teórico e os artigos baseados em pesquisas empíricas deverão ter entre 8.000 e 10.000 palavras e os ensaios de 4.000 a 6.000 palavras.

Os artigos deverão ser encaminhados para a comissão editorial da Em Pauta com as seguintes características:

Formatação:

- Folha: A 4

- Editor de texto: Word for windows 6.0 ou posterior

- Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2 cm

- Fonte: Times New Roman, tamanho 12

- Parágrafo: espaçamento duplo; alinhamento à esquerda.

Texto: a primeira página do artigo deve conter:

- Título na língua original e em inglês

- Resumo em português, com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultados e conclusões

- Três (3) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português

- Resumo em inglês, com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultados e conclusões

- Três (3) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em inglês

Referências: devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome em caixa baixa, ano de publicação e página, quando for o caso. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).

Notas: devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas no final do texto, numeradas seqüencialmente, antes das referências bibliográficas.

Diagramas, quadros, tabelas e exemplos musicais: devem apresentar título e fonte e ser colocados em arquivo separado. Sua posição deve ser indicada no próprio texto e também deve constar referência a eles no corpo do artigo.

Informações complementares: em separado, o autor deverá enviar uma página com o título do artigo; seguido da identificação do(s) autor(es) – nome completo, instituição a qual está ligado, cargo, endereço para correspondência, fone, fax e e-mail.

Impressão:

- O artigo deverá ser enviado em três (03) vias impressas com qualidade laser ou comparável.

- As informações complementares deverão ser enviadas em uma via impressa com qualidade laser ou comparável.

CD: as cópias deverão ser acompanhadas por um CD, contendo:

- arquivo com o texto.

- arquivo com diagramas, tabelas e exemplos musicais;

- arquivo com as informações complementares

N. B.:

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte dos artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte a comissão editorial.

Processo de avaliação:

O processo de avaliação dos artigos enviados para a Em Pauta consta de duas etapas:

- primeiro, uma avaliação preliminar pela comissão editorial que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista;

- segundo, consulta a pareceristas ad doc.

Eventuais modificações sugeridas serão efetuadas em consenso com o(s) autor(es). Depois de aprovado, o artigo passará por uma revisão ortográfica e gramatical.

Resenhas:

A seção de resenhas tem como objetivo apresentar aos leitores os lançamentos de livros no campo da música, contribuindo, assim, para a divulgação do conhecimento na área.

As obras escolhidas para as resenhas devem ser recentes e apresentar conteúdo inovador e consistente, de interesse para a área.

As resenhas podem ser enviadas em dois formatos:

- Resenhas de um livro, analisando um lançamento nacional ou estrangeiro. O autor deverá localizar o campo de estudo ao qual a obra pertence, introduzir a obra e apresentar uma apreciação crítica dela, mencionando sua contribuição para a teoria e/ou prática da música.

- Resenhas múltiplas, analisando duas a cinco obras. O autor deverá localizar o campo de estudo ao qual os livros pertencem e comentá-los brevemente, mencionando pontos de complementaridade e interfaces. Uma apresentação crítica é desejável.

Os originais devem ser encaminhados para a comissão editorial da Em Pauta com as mesmas características de formatação dos artigos. As resenhas devem apresentar cerca de 1.200 palavras.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte dos artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte a comissão editorial.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.