Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Em Pauta é uma revista na área de Música que tem como objetivo fomentar a produção e a disseminação do conhecimento científico dentro do espectro amplo de domínios de questões e conhecimento musical.

O requisito principal para publicação na Em Pauta consiste em que o artigo represente, de fato, contribuição científica no que se refere à relevância e pertinência do tema abordado ao contexto e ao momento; ao reflexo do estado da arte do conhecimento na área no referencial teórico-conceitual adotado; à consistência do desenvolvimento do artigo em relação aos princípios de construção científica do conhecimento e à clareza e concisão das implicações do trabalho para a teoria e/ou para prática musical.

A Em Pauta tem interesse na publicação de artigos inéditos de desenvolvimento teórico, trabalhos empíricos e ensaios.

Os artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e propor novos modelos e interpretações para fenômenos relevantes no campo da música.

Os trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.

Os ensaios compõem formas mais livres de contribuição científica. Tais artigos devem privilegiar as abordagens críticas e criativas, revelando novas perspectivas e trazendo reflexões sobre temas relevantes na área de música.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

TRADUÇÕES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos enviados para a Em Pauta consta de duas etapas:

- primeiro, uma avaliação preliminar pela comissão editorial que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista;

- segundo, consulta a pareceristas ad doc.

Eventuais modificações sugeridas serão efetuadas em consenso com o(s) autor(es). Depois de aprovado, o artigo passará por uma revisão ortográfica e gramatical.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...