“Abre porta, fecha janela”: garantias nacionais para o refúgio e seu contraste com os relatos de refugiados sírios em São Paulo, Brasil

Autores

  • Larissa Netto Lira Rangel Rigamonte Universidade Vila Velha-UVV/ES
  • Viviane Mozine Rodrigues Universidade Vila Velha-UVV/ES
  • Vinicius Francisco Marchese Universidade Federal do Espírito Santo-Ufes

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.99926

Palavras-chave:

Refugiados Sírios, Lei do Refúgio, Relatos Orais

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os avanços legais apresentados pelo Brasil frente a temática do refúgio, os contrapondo aos relatos e dificuldades enfrentadas pelos que aqui chegam e são abarcados por tais marcos. A observação dessas contraposições visa responder ao necessário exame sobre até onde os avanços legais atendem às demandas financeira, social e emocional de indivíduos que fogem de realidades adversas em busca de um novo ambiente no qual possam se sentir inseridos, dando prosseguimento às suas vidas. Em vista disso, foram acompanhados e entrevistados três refugiados sírios estabelecidos no Estado de São Paulo desde 2014. A partir de seus relatos, tecemos pontos de reflexão a respeito de melhorias referentes aos processos de acolhida e adaptação destes e de outros casos a um país e a uma cultura deveras diferentes das quais se originaram. Sendo assim, os registros aqui expostos e as considerações estabelecidas pelos autores têm por intuito contribuir com debates comprometidos no preenchimento de lacunas e na resolução de questões presentes em um tema que merece maior destaque, tanto em meios acadêmicos quanto no âmbito das Políticas Públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Netto Lira Rangel Rigamonte, Universidade Vila Velha-UVV/ES

Assessora Internacional em Universidade Vila Velha. Mestre em Sociologia Política pela UVV/ES.

Viviane Mozine Rodrigues, Universidade Vila Velha-UVV/ES

Professora dos cursos de Pós-Graduação em Sociologia Política e Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Vila Velha e líder do Núcleo de Apoio aos Refugiados no Espírito Santo (Nuares). Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Vinicius Francisco Marchese, Universidade Federal do Espírito Santo-Ufes

Coordenador Pedagógico do Projeto Redes de Cidadania da Universidade Vila Velha e pesquisador do Núcleo de Apoio aos Refugiados no Espírito Santo (Nuares). Mestre e doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

Rigamonte, L. N. L. R., Rodrigues, V. M., & Marchese, V. F. (2020). “Abre porta, fecha janela”: garantias nacionais para o refúgio e seu contraste com os relatos de refugiados sírios em São Paulo, Brasil. Conjuntura Austral, 11(54), 160–175. https://doi.org/10.22456/2178-8839.99926