Agenda social na política externa do governo Lula: os casos da cooperação internacional prestada pelo MDS e pela ABC

Autores

  • Luciana Pazini Papi Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Klei Medeiros Mestrando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.54317

Palavras-chave:

Cooperação Sul-Sul, Política Externa Brasileira, Governo Lula, Políticas Sociais, ABC, MDS.

Resumo

O presente artigo visa a analisar a cooperação internacional prestada pelo Brasil através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) durante o Governo Lula (2003-2010). Tratam-se de estudos de caso complementares que trazem uma visão tanto da atuação mais ampla do ABC, órgão que centraliza a cooperação internacional brasileira, quanto de um ministério específico, o MDS, que trabalha conjuntamente com a ABC em iniciativas de cooperação técnica na área social. A atuação da ABC têm cumprido um papel fundamental no sentido de compartilhar as técnicas e tecnologias sociais desenvolvidas a partir do know-how adquirido por órgãos e agências estatais atuando no Brasil (como a EMBRAPA, a SENAI, entre outras). Por outro lado, a cooperação técnica do MDS tem se mostrado uma prática extremamente relevante, por valer-se do compartilhamento de conhecimento diretamente entre aquela minoria que está envolvida com o processo de tomada de decisão em seus respectivos governos, podendo alterar o rumo de estratégias e táticas em prol do desenvolvimento de seus países. Durante o Governo Lula, a atuação de ambos os órgãos garante uma maior interdependência política, geração de afinidades ideológicas e teóricas e permitem o aprimoramento constante de políticas públicas promotoras do desenvolvimento no Sul Global.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pazini Papi, Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade. É pesquisadora do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV).

Klei Medeiros, Mestrando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Graduando em Relações Internacionais na mesma universidade e Bacharel em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É pesquisador do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV).

Downloads

Publicado

2015-07-05

Como Citar

Papi, L. P., & Medeiros, K. (2015). Agenda social na política externa do governo Lula: os casos da cooperação internacional prestada pelo MDS e pela ABC. Conjuntura Austral, 6(30), 75–100. https://doi.org/10.22456/2178-8839.54317

Edição

Seção

ARTIGOS