Robotização: implicações econômicas, políticas e securitárias do uso de drones na era digital

Autores

  • Thiago Borne Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.41713

Palavras-chave:

Drones, Estudos Estratégicos, Era Digital

Resumo

Este ensaio propõe reflexões iniciais em torno dos drones, de como eles se (1) relacionam com a Internet, e de como eles podem (2) afetar a condução da guerra e as (3) relações sociais no Século XXI. Além disso, o texto também explora a (4) relação entre o uso crescente de robôs em campo de batalha e os processos de globalização e digitalização a partir da ótica da Economia Política Internacional. Ele está dividido em duas seções. A primeira seção apresenta brevemente – a partir da experiência norte-americana da Guerra ao Terror – alguns dos problemas oriundos do uso de drones em campo de batalha. As decorrências do emprego doméstico de veículos aéreos não tripulados (VANTs) também são abordadas na primeira parte do ensaio. A segunda seção analisa a proliferação de robôs como decorrência dos processos de globalização e digitalização atualmente em curso. Conclui-se, ao final do ensaio, que a “robotização” é uma consequência e uma tendência natural da Era Digital.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Borne, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI)

Thiago Borne Ferreira é Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma instituição. Atualmente, é Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais também pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

Borne, T. (2014). Robotização: implicações econômicas, políticas e securitárias do uso de drones na era digital. Conjuntura Austral, 5(23), 83–100. https://doi.org/10.22456/2178-8839.41713

Edição

Seção

ARTIGOS