Porto de Gwadar: o eixo geoestratégico do corredor econômico China-Paquistão

Autores

  • Vinícius Lerina Fialho UFRGS/MESTRANDO
  • Andrés Ernesto Ferrari Haines UFRGS/PROFESSOR ADJUNTO

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.96336

Palavras-chave:

Paquistão, China, Porto de Gwadar,

Resumo

Este artigo discute a importância da região do Baluchistão, onde está inserido o Porto de Gwadar, para o Paquistão. A partir disso, discute também as condicionantes geradas para os interesses chineses, principalmente com o acordo dos memorandos de entendimento para a formalização do China-Pakistan Economic Corridor, sendo este Corredor considerado pela literatura como o principal eixo para o desenvolvimento e efetivação da Belt and Road Initiative (BRI). Para o Paquistão, o Porto significa uma alternativa estratégica frente à proximidade territorial com a Índia, enquanto que, para a China, serve como principal rota de acesso para o Oceano Índico, Golfo Pérsico e Mar Arábico, diminuindo a dependência de Pequim da utilização do Mar do Sul. Diante disso, nosso debate é feito a partir de três seções. Em primeiro lugar, visamos a entender o contexto geopolítico do Oceano Índico na perspectiva da Nova Rota da Seda. Em seguida, buscamos apresentar os principais desdobramentos históricos do Porto de Gwadar. Posteriormente, o objetivo é identificar a importância geoestratégica do Baluchistão na qual Gwadar está inserida. Por fim, levantamos alguns questionamentos finais sobre a importância geoestratégica da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Lerina Fialho, UFRGS/MESTRANDO

Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais - UFRGS. Linha de Pesquisa: Economia Política Internacional. Mestrando.

Andrés Ernesto Ferrari Haines, UFRGS/PROFESSOR ADJUNTO

Professor Adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Fialho, V. L., & Haines, A. E. F. (2019). Porto de Gwadar: o eixo geoestratégico do corredor econômico China-Paquistão. Conjuntura Austral, 10(52), 80–99. https://doi.org/10.22456/2178-8839.96336

Edição

Seção

ARTIGOS