Revisitando a política nuclear dos governos de Richard Nixon e de Gerald Ford (1969-1977)

Autores

  • Leonardo Carvalho Leite Azeredo Bandarra German Institute of Global and Area Studies (GIGA) Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Gotinga (Georg-August-Universität Göttingen) http://orcid.org/0000-0003-2736-0404

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.72117

Palavras-chave:

Governo Nixon, Governo Ford, Não-Proliferação Nuclear, Henry Kissinger, Política Nuclear, Distensão Nuclear,

Resumo

Este artigo examina a política nuclear das administrações de Richard Nixon e Gerald Ford, por meio da análise de fontes primárias e secundárias sobre principais fatores internacionais e domésticos que as influenciaram. Argumenta-se que as diretrizes de longo prazo da política nuclear americana foram desenvolvidas nesse período, entre 1969 e 1977. Essas diretrizes podem ser divididas em três pontos principais. O primeiro é a plurilateralização do regime de não-proliferação nuclear e restrição do fornecimento de tecnologia de dual. Isso significou encontrar alternativas para instituições multilaterais existentes, por meio de negociações bilaterais de desarmamento com a URSS e por meio da criação de arranjos plurilaterais, como o GSN. O segundo ponto foi o compartilhamento da gestão da ordem internacional com poderes regionais, de modo a criar equilíbrio de poder favorável aos EUA. A última diretriz foi o aumento da competitividade das empresas americanas via privatização do setor nuclear. Este último ponto foi viabilizado na administração da Ford, dado o fracasso da iniciativa inicial de Nixon, e levou à consolidação de estrutura burocrática capaz de evitar mudanças drásticas na política de seguridade nuclear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Carvalho Leite Azeredo Bandarra, German Institute of Global and Area Studies (GIGA) Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Gotinga (Georg-August-Universität Göttingen)

Research Fellow e membro do programa de doutorado do GIGA (German Institute of Global ad Area Studies), em Hamburgo, e doutorando em Ciências Sociais (concentração em Ciência Política) pela Universidade de Gotinga (Georg-August-Universität Göttingen), Alemanha. Bolsista da Fundação Friedrich Ebert.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Bandarra, L. C. L. A. (2018). Revisitando a política nuclear dos governos de Richard Nixon e de Gerald Ford (1969-1977). Conjuntura Austral, 9(45), 28–42. https://doi.org/10.22456/2178-8839.72117

Edição

Seção

ARTIGOS