Cooperação e soft power na política externa cubana: a emergência da Diplomacia social.

Autores

  • Marcos Antonio da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Guillermo Alfredo Johnson Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Anatólio Medeiros Arce Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.42105

Palavras-chave:

Revolução Cubana, Soft Power, Diplomacia Social.

Resumo

O presente trabalho analisa a projeção internacional da Revolução Cubana, discutindo os contornos de seu soft power que contribuíram para sua reinserção internacional. Para tanto, após apresentar uma breve discussão deste conceito e das transformações do cenário internacional contemporâneo analisa a mudança da utilização do soft power no processo revolucionário de Cuba. Neste sentido, aponta que tal poder esteve, nos anos dourados da Revolução (anos 60 e 70), alicerçado na aura revolucionária e no carisma de suas lideranças (Fidel Castro e Che Guevara, entre outros) e que, na primeira década deste século, adquiriu novos contornos amparados na emergência da Diplomacia Social, baseada na cooperação com base nos serviços sociais (saúde, educação e esporte, entre outros), contribuindo para o estabelecimento de laços diplomáticos e o desenvolvimento de uma imagem positiva do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Integração da América Latina (PROLAM/USP). Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do LIAL/UFGD (Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina).

Guillermo Alfredo Johnson, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do Mestrado em Geografia. Coordenador do LIAL (Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina) da mesma instituição.

Anatólio Medeiros Arce, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do LIAL (Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina).

Downloads

Publicado

2014-05-06

Como Citar

Silva, M. A. da, Johnson, G. A., & Arce, A. M. (2014). Cooperação e soft power na política externa cubana: a emergência da Diplomacia social. Conjuntura Austral, 5(23), 101–121. https://doi.org/10.22456/2178-8839.42105

Edição

Seção

ARTIGOS