União Africana: desafios e oportunidades do bloco

Autores

  • Jacqueline A. H Haffner FCE/UFRGS
  • Genivone Etmy Sequeira Viana

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.38134

Palavras-chave:

União Africana, Integração, Desafios, Oportunidades

Resumo

Este artigo procura analisar os desafios e as oportunidades da União Africana (UA). Para tanto, tenta-se demonstrar que a sua criação se insere dentro de uma estratégia maior em busca do desenvolvimento. Neste sentido, a organização teria sido criada com o intuito não só de inserir a África no panorama econômico mundial, preenchendo o legado negativo deixado pela antiga antecessora, a Organização da Unidade Africana (OUA), mas também para resolver os problemas sociais, políticos e econômicos enfrentados pelo continente negro, os quais foram agravados pelo fenômeno da globalização. Levando em consideração esses fatos, o objetivo do trabalho é, portanto, à luz dos desafios e das oportunidades vivenciadas pelo continente, analisar em que medida a União Africana tem sido capaz de fazer frente aos problemas de seus Estados-membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline A. H Haffner, FCE/UFRGS

Professora da Faculdade de Economia e Relações Internacionais (DERI) e do Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Genivone Etmy Sequeira Viana

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Downloads

Publicado

2013-11-01

Como Citar

Haffner, J. A. H., & Viana, G. E. S. (2013). União Africana: desafios e oportunidades do bloco. Conjuntura Austral, 4(20), 69–94. https://doi.org/10.22456/2178-8839.38134

Edição

Seção

ARTIGOS