A política de integração regional da Argentina na Era Kirchner

Autores

  • Marco Cepik UFRGS
  • Natasha Pergher Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.26047

Palavras-chave:

Integração Regional, Argentina, Era Kirchner, América Latina

Resumo

A América do Sul tem assistido, na última década, um processo de convergência política e proximidade programática entre os governos sul-americanos que, embora não assegure um ambiente de irrestrita cooperação, é substancial para a integração regional. Nesse sentido, o presente artigo pretende analisar os eixos da integração defendidos pelo governo argentino nesse novo momento pelo qual tem passado a região. Conclui-se que a política de integração da Argentina, além de constituir um ponto chave para a cooperação entre os países platinos e os países do norte andino, coloca em questão a necessidade de uma articulação política que abranja, também, os países da América Central e do Caribe, dado que esta se apresenta como uma área estratégica tanto para a Argentina, quanto para os demais países sul-americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Cepik, UFRGS

Marco Cepik é professor associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde dirige o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) e é coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (M/D).

Natasha Pergher Silva, UFRGS

Graduanda em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Cepik, M., & Silva, N. P. (2012). A política de integração regional da Argentina na Era Kirchner. Conjuntura Austral, 3(9-10), p.15 - p.30. https://doi.org/10.22456/2178-8839.26047

Edição

Seção

ANÁLISE DE CONJUNTURA