O Brasil na África (2003-2010): política desenvolvimento e comércio

Autores

  • Kamilla Raquel Rizzi Unipampa
  • Cristiana Maglia UFRGS
  • Lucas Paes UFRGS
  • Marcelo Kanter UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.19232

Palavras-chave:

Política externa brasileira, África, Governo Lula da Silva

Resumo

O presente artigo analisa a presença brasileira na África, durante os dois mandatos do Presidente Lula da Silva (2003-2010). Parte-se do entendimento de que as aproximações anteriores entre esses dois lados do Oceano Atlântico eram difusas e sem continuidade, com momentos de maior ou menor aproximação, em relação aos contextos internos (governos) ou externos (configuração do sistema internacional). Já no século XXI, por um lado, tem se revalorizado o papel da África na política internacional ao mesmo passo que verifica-se uma nova forma de inserção brasileira nesse cenário; essa política brasileira busca atender tanto ao contexto de reemergência do continente africano no sistema internacional, quanto ao redirecionamento da política externa para uma ênfase de concertação e cooperação multilateral, especialmente nas relações Sul-Sul.

No entanto, mesmo com uma retomada ampla dessas relações, não se pode caracterizar uma inflexão profunda nessa dinâmica a partir de 2003; o que se observa gradualmente é uma inserção do continente na estratégia multilateralista do governo Lula da Silva, amparada pela construção de uma política continental para a África. Marcada por uma continuidade amplificada e intensificada das políticas iniciadas no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, fortemente baseadas na aproximação governamental, essa política, atualmente, depende da postura do governo Dilma, para prosseguir com os resultados alcançados no governo anterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamilla Raquel Rizzi, Unipampa

Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Pesquisadora Associada do NERINT/UFRGS.

Cristiana Maglia, UFRGS

Graduanda em Relações Internacionais na UFRGS e bolsista de Iniciação Científica no NERINT/UFRGS.

Lucas Paes, UFRGS

Graduando em Relações Internacionais na UFRGS e bolsista de Iniciação Científica no NERINT/UFRGS.

Marcelo Kanter, UFRGS

Graduando em Relações Internacionais na UFRGS e bolsista de Iniciação Científica no NERINT/UFRGS.

Downloads

Publicado

2011-04-28

Como Citar

Rizzi, K. R., Maglia, C., Paes, L., & Kanter, M. (2011). O Brasil na África (2003-2010): política desenvolvimento e comércio. Conjuntura Austral, 2(5), Pág. 61–81. https://doi.org/10.22456/2178-8839.19232

Edição

Seção

ARTIGOS