GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS DO VAREJO DE MODA

Autores

  • Antônio Ricardo Monteiro Marinho
  • Daniela Alecrim Marinho

Palavras-chave:

Governança corporativa, Empresas do varejo de moda, Planejamento estratégico.

Resumo

A governança corporativa é um tema que tem se apresentado com uma relevante importância nas organizações nacionais e internacionais. A governança corporativa pode ser entendida como um conjunto de regras e procedimentos pelos quais as empresas são dirigidas, tendo por objetivo o aumento de valor da organização. Os investidores têm demonstrado interesse em organizações que tenham um processo de governança corporativa implantado e consolidado, para que seja viabilizada a maximização e o retorno do investimento realizado. Nesse contexto, este estudo propõe-se a identificar e analisar o processo de governança corporativa em empresas do varejo de moda, adotado pelos principais executivos dessas organizações. Para alcançar esse objetivo foi desenvolvida uma revisão da literatura relacionada à governança corporativa e às empresas do varejo de moda, juntamente com a realização de estudos de casos múltiplos em três empresas do ramo do varejo de moda que possuem uma administração central e uma rede de lojas. No total, foram realizadas oito entrevistas em profundidade, com os principais executivos de cada uma das três empresas analisadas, para identificar o processo de governança corporativa adotado nas organizações. Os resultados da análise demonstram que os próprios executivos das organizações analisadas exerciam o papel de órgão colegiado na governança, não existindo, portanto, uma estrutura completa de governança corporativa com conselho de administração e órgãos de controle. As organizações estudadas possuíam um planejamento estratégico aprovado pelos principais executivos da organização, contudo, esse planejamento não gerou influência suficiente para a implantação do processo estruturado de governança corporativa nas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

MARINHO, A. R. M.; MARINHO, D. A. GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS DO VAREJO DE MODA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 19, n. 43, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/96290. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos