MODELOS DE NEGÓCIOS DISRUPTIVOS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS DISPONÍVEIS EM BASES DE DADOS CIENTÍFICAS

Giovana Sordi Schiavi, Ariel Behr

Resumo


Diante das constantes mudanças do mercado e do aumento das necessidades dos consumidores, a reconfiguração do modelo de negócio existente de uma organização, com o objetivo de adaptar as estruturas empresariais para um mercado inovador, por meio da oferta de novos produtos, serviços ou processos, permite às organizações se destacarem no mercado e obterem vantagem competitiva. Nesse contexto, a temática sobre modelos de negócios disruptivos tem sido discutida na literatura acadêmica. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção científica desse tema. Para isso, foram analisados 19 artigos disponibilizados em bases de dados nacionais e internacionais, identificando as principais características e tendências dessas pesquisas.


Palavras-chave


Modelos de negócios disruptivos; Tecnologias disruptivas; Inovação disruptiva; Bibliometria

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS