A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA

Autores

  • Júlia Constante Pereira Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Eduardo Tramontin Castanha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Januário José Monteiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Milla Lúcia Ferreira Guimarães Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Andréia Cittadin Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Currículo dos Cursos de Graduação, Ciências Contábeis, Ensino, Pesquisa e Extensão.

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar maneiras de oportunizar a curricularização da extensão no curso de Ciências Contábeis de uma IES (Instituição de Ensino Superior) comunitária. A pesquisa é descritiva, exploratória e documental; com procedimentos do tipo levantamento, por meio de análise qualitativa e entrevistas semiestruturadas, com docentes e coordenação do curso de Ciências Contábeis e gestores das demais áreas de formação da IES. Os resultados apontam que: i) a Universidade iniciou processo de discussão sobre o assunto nos diversos âmbitos institucionais, o que evidencia a preocupação dos gestores com o objetivo da IES de tornar-se referência em comprometimento social; ii) o Curso desenvolve diversas ações e projetos de extensão intensificados com a criação de um programa de extensão, os quais podem ser aprimorados para atender a necessidade da curricularização da extensão; iii) a maioria dos professores entrevistados apresentam entendimento limitado sobre extensão, compreendendo-a apenas como prestação de serviços desconhecendo o verdadeiro conceito da extensão universitária. Conclui-se que o principal desafio para a inserção da extensão no currículo do curso de Ciências Contábeis investigado está centrado no processo de conscientização dos docentes, que necessitam compreender o papel da extensão universitária na formação dos estudantes.

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Biografia do Autor

Júlia Constante Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Eduardo Tramontin Castanha, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Contábeis - UNESC. 

Mestrando em Contabilidade - UFSC.

Januário José Monteiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Contábeis - UNESC. 

Mestrando em Contabilidade - UFSC. 

Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestra em Educação - Unesc. 

Doutoranda em Ciências Ambientais - UNESC. 

Andréia Cittadin, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Mestra em Contabilidade - UFSC. 

Doutoranda em Contabilidade - UFSC. 

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

CONSTANTE PEREIRA, J.; TRAMONTIN CASTANHA, E.; MONTEIRO, J. J.; FERREIRA GUIMARÃES, M. L.; CITTADIN, A. A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 19, n. 43, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/90872. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos