IMPACTO DA ADOÇÃO DO “DÓLAR JUSTO” EM DIFERENTES CENÁRIOS DE VOLATILIDADE CAMBIAL: ANÁLISE DOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DE EMPRESAS BRASILEIRAS QUE NEGOCIAM ADR’S

Autores

  • Júlia Sari Matts Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernanda Gomes Victor Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vanessa Noguez Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Conversão de Demonstrações Contábeis, “Dólar Justo”, Indicadores Econômico-Financeiros

Resumo

O debate sobre inconsistências do atual padrão de conversão de demonstrações contábeis encontra-se cada vez mais acalorado, especialmente no que tange ao nível de representação fidedigna que tal prática proporciona às peças contábeis. Este artigo foca na proposta alternativa idealizada por Szuster e Szuster (2003), objetivando analisar, em diferentes cenários de volatilidade cambial do dólar americano, o impacto da aplicação do “dólar justo” nos indicadores econômico-financeiros de empresas brasileiras que negociam American Depositary Receipts. Assim, no que diz respeito aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa é classificada como quantitativa, descritiva e documental. Baseando-se principalmente nos Formulários 20-F divulgados, elaborou-se, para cada uma das 18 empresas da amostra de pesquisa, indicadores de desempenho sob a ótica do “dólar real” – aquele divulgado em tais relatórios – e do “dólar justo”, este calculado segundo os parâmetros expostos pelos autores da proposta. Os resultados obtidos, quanto aos indicadores econômico-financeiros, sugerem inferências que vão desde uma evidenciação superavaliada do volume de vendas e geração de lucro por capital investido até a subvalorização do Ativo Fixo empresarial, mascarando um possível Capital Circulante Próprio negativo existente. Ressalta-se, desse modo, que a discrepância ocorrida entre as modalidades da moeda estrangeira – as quais desnivelaram-se em até 126% – é refletida nos indicadores econômico-financeiros de maneira relevante, acentuando-se no ano de 2015. Portanto, a teoria do “dólar justo” demonstrou-se fundamentada, visto serem geradas informações potencialmente distorcidas quando da conversão das demonstrações contábeis com base no “dólar real”, comprometendo a utilidade da informação reportada para fins de tomada de decisão dos stakeholders.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Sari Matts, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fernanda Gomes Victor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS.

Vanessa Noguez Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2018-11-04

Como Citar

MATTS, J. S.; VICTOR, F. G.; MACHADO, V. N. IMPACTO DA ADOÇÃO DO “DÓLAR JUSTO” EM DIFERENTES CENÁRIOS DE VOLATILIDADE CAMBIAL: ANÁLISE DOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DE EMPRESAS BRASILEIRAS QUE NEGOCIAM ADR’S. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 17, n. 36, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/70500. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos