MAPEAMENTO DA PESQUISA SOBRE DISCLOSURE AMBIENTAL VOLUNTÁRIO NO CENÁRIO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS NO PERÍODO DE 2004 A 2015

Autores

  • Márcio Abadio Ramos Universidade Federal de Uberlândia.
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Disclosure ambiental, Revisão da literatura, Responsabilidade Social Corporativa.

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar uma revisão da produção científica nacional acerca do disclosure voluntário ambiental. A análise realizada permitiu identificar os principais procedimentos metodológicos, a autoria dos artigos e as Instituições de Ensino Superior que a vinculam, bem como reportar os principais resultados relacionados aos determinantes da evidenciação ambiental no Brasil. A pesquisa foi realizada a partir de uma amostra de 64 artigos acadêmicos coletados de 26 periódicos de Contabilidade ou áreas afins (Administração, Finanças, Economia, Negócios e Gestão Ambiental), publicados em português e disponibilizados pelo Portal de Periódicos CAPES, de 2004 até 2015. No que se refere aos determinantes da evidenciação ambiental no Brasil, os principais resultados indicaram que o tamanho continua sendo a variável explicativa mais significante. Observou-se também que, até 2012, 35 pesquisas foram qualitativas, porém, a partir dessa data, ocorreu uma inversão, houve incremento na abordagem quantitativa ante a qualitativa, somaram-se, então, 29 quantitativos e 15 qualitativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Abadio Ramos, Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno do Curso de Graduação em Ciências Contábeis na FACIC/UFU.

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração na área de finanças pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP).

Professor adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU), nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

RAMOS, M. A.; MALAQUIAS, R. F. MAPEAMENTO DA PESQUISA SOBRE DISCLOSURE AMBIENTAL VOLUNTÁRIO NO CENÁRIO BRASILEIRO: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS NO PERÍODO DE 2004 A 2015. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 18, n. 38, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/68040. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos