ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE FUTUROS CONTADORES FRENTE À OCORRÊNCIA DO EFEITO FORMULAÇÃO/FRAMING E DE SEUS VIESES: UM ESTUDO COM FOCO NA ADOÇÃO DAS IFRS NO BRASIL

Autores

  • Luís Antônio Gióia Ettore FACC/UFRJ
  • Camila Almeida de Oliveira e Silva FACC/UFRJ
  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo PPGCC/UFRJ

Palavras-chave:

Teoria dos prospectos, Efeito framing, IFRS, Vieses de decisão, Graduando em Ciências Contábeis

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo decisório de graduandos do curso de Ciências Contábeis frente aos efeitos da Teoria dos Prospectos, em especial ao efeito framing, tendo como base a necessidade de julgamentos trazida pelo processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) no Brasil. O efeito framing é a possibilidade de se alterar a decisão de um indivíduo apresentando uma mesma questão em termos de conteúdo com alterações sutis na sua apresentação. Foram aplicados seis tipos de questionários com quatro questões a uma amostra de 273 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública no Rio de Janeiro, abrangendo todos os períodos da grade curricular. Além disso, buscou-se segmentar os resultados com base em três variáveis de controle: gênero, coeficiente de rendimento acumulado (CRA) e experiência acadêmica do respondente. Os resultados evidenciam que, na amostra como um todo, foi constatado o efeito framing apenas na questão 4. Em relação ao gênero, as mulheres demonstraram maior suscetibilidade à influência do efeito nas questões 1 e 4. Já os homens, apenas na quarta. Sobre o CRA, houve diferença na primeira questão em que aqueles que tinham CRA baixo apresentaram o viés do efeito. Nas outras questões, tanto os estudantes com CRA baixo quanto alto se comportaram como a amostra total. Em relação à variável experiência acadêmica, os dois grupos mostraram decisões similares, assim como em relação à amostra geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Como Citar

ETTORE, L. A. G.; SILVA, C. A. de O. e; MACEDO, M. A. da S. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE FUTUROS CONTADORES FRENTE À OCORRÊNCIA DO EFEITO FORMULAÇÃO/FRAMING E DE SEUS VIESES: UM ESTUDO COM FOCO NA ADOÇÃO DAS IFRS NO BRASIL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 17, n. 35, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/62729. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos