CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NO PERÍODO DE 2004 A 2014

Autores

  • Rubens Carlos Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Ana Paula Rocha Vieira Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Augusto Cézar Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Maria Naiúla Monteiro Pessoa Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Terceiro setor, Publicações acadêmicas, Bibliometria, Contabilidade

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as características da produção científica brasileira, na área contábil, relativo às organizações compreendidas no terceiro setor entre os anos de 2004 a 2014. Mais que catalogar, busca-se identificar as entidades objeto de estudo e assim descobrir nichos a serem pesquisados, bem como qual aspecto contábil está sendo utilizado. Concernente ao período mencionado, foram pesquisadas as publicações efetuadas nos principais congressos e revistas da área contábil, sendo analisados, ao final, um total de 111 artigos. A metodologia desta pesquisa está baseada em estudo do tipo descritivo, por meio de pesquisa bibliométrica e abordagem quantitativa descritiva dos dados. Entre os resultados alcançados, destaca-se uma evolução, em quantidade, das pesquisas na área do Terceiro Setor, em especial nas instituições localizadas no Sul e Sudeste, bem como o tipo de entidade que vem sendo abordada nos estudos refere-se a uma forma genérica das entidades, não permitindo assim um aprofundamento nos diversos tipos agregados sob a égide de “Terceiro Setor”, mesmo possuindo características distintas. Com a descrição do que foi pesquisado tem-se um vislumbre de oportunidades acadêmicas de pesquisa na busca de soluções em um mercado que cresce em importância e financeiramente, no exercício da transparência e do controle social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Carlos Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria do PPAC-PROF/UFC.

Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIFOR.

Mecatrônico pelo IFCe.

Ana Paula Rocha Vieira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Administração e Controladoria do PPAC-PROF/UFC

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Economia - Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC), na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Augusto Cézar Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Administração - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC), na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Maria Naiúla Monteiro Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, UFC, mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará, UFC e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

RODRIGUES, R. C.; VIEIRA, A. P. R.; SANTOS, S. M. dos; CABRAL, A. C. A.; PESSOA, M. N. M. CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NO PERÍODO DE 2004 A 2014. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 16, n. 34, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/62627. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos