GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS: ANÁLISE DA APLICABILIDADE EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS DE GRANDE PORTE

Rafael Araújo Sousa Farias, Valdirene Gasparetto, Rogério João Lunkes, Darci Schnorrenberger

Resumo


Este estudo tem como objetivo averiguar os fatores condicionantes que inibem e que incentivam a aplicabilidade da Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI) em uma rede de supermercados de grande porte. A empresa foi visitada e foram aplicados questionários, tendo sido respondidos pelos colaboradores do supermercado que atuam na área de compras, que abastece os quarenta e seis supermercados do grupo, sendo a amostra da pesquisa de vinte e oito respondentes. Analisados os fatores condicionantes: Produtos, Níveis de Relacionamento, Tipos de Cadeia e Mecanismos, observou-se na rede de supermercados que os fatores condicionantes Níveis de Relacionamento incentivam a aplicabilidade da GCI, enquanto o fator condicionante Tipos de Cadeia é neutro à interferência na aplicabilidade da abordagem. Os fatores condicionantes Produto e Mecanismos inibem a aplicabilidade da GCI na organização, tendo sido destacados pela empresa a falta de confiança em seus fornecedores, o receio de entrar em parcerias oportunistas e a dinâmica do mercado como fatores que dificultam o estreitamento da relação com seus fornecedores. O sucesso da aplicação de abordagens de gestão de custos depende da ambiência em que a empresa está inserida, desse modo, as empresas devem compreender o mercado e analisar os fatores que favorecem e os que desfavorecem a utilização destas. 


Palavras-chave


Gestão de custos interorganizacionais; Fatores condicionantes; Gestão estratégica de custos

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ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

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