DISCLOSURE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NA GESTÃO PATRIMONIAL DOS BENS MÓVEIS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

  • Adalberto Hott Raminho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ana Carolina Vasconcelos Colares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Contabilidade pública, Depreciação, Reavaliação, Impairment

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar o grau de adesão e de disclosure pelas Instituições de Ensino Superior vinculadas ao sistema federal de ensino público aos procedimentos contábeis patrimoniais (depreciação, reavaliação e impairment) após a implantação das Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao setor público (NBC T 16.9 e NBC T 16.10). Classificado como descritivo, o estudo de campo foi conduzido mediante pesquisa survey com uma amostra de 75 instituições de ensino superior federais. Foi aplicado o teste paramétrico T-Student a fim de testar a hipótese da pesquisa. Como resultado, verificou-se que as instituições cumprem, satisfatoriamente, procedimentos relativos às rotinas de controle patrimonial. Todavia, quanto às novas práticas contábeis (depreciação, reavaliação e impairment), averiguou-se que as entidades estudadas necessitam aprimorar a gestão do ativo imobilizado, objetivando melhor disclosure da informação contábil atinente ao acervo patrimonial dos bens móveis. Constataram-se diferenças estatísticas entre o nível de adoção desses procedimentos, sendo esse nível maior para as universidades federais em comparação com os institutos federais. Este estudo contribui para que os usuários das informações divulgadas pelas instituições em estudo tenham conhecimento do nível de adoção das normas internacionais de Contabilidade relativas aos procedimentos contábeis patrimoniais, os quais são relevantes e permitem apresentar a correta posição patrimonial das entidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalberto Hott Raminho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Ciências Contábeis

Ana Carolina Vasconcelos Colares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

RAMINHO, A. H.; COLARES, A. C. V. DISCLOSURE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NA GESTÃO PATRIMONIAL DOS BENS MÓVEIS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS BRASILEIRAS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 16, n. 33, p. 113–127, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/56909. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos