APLICAÇÃO DE TÉCNICAS ESTATÍSTICAS MULTIVARIADAS A INDICADORES CONTÁBEIS: UMA CONTRIBUIÇÃO DE EVIDENCIAÇÃO DAS MÉTRICAS CONTÁBEIS

Autores

  • Antônio Fernando Pego e Silva Universidade Federal do Espirito Santo-UFES
  • Luiz Claudio Louzada
  • Jean Pierre David Oliveira Universidade Federal do Espirito Santo-UFES
  • Marcio Rodrigues dos Santos Souza Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Espirito Santo-UFES

Palavras-chave:

Indicadores econômico-financeiros, Análise fatorial, Análise discriminante, Análise de regressão logística

Resumo

A contabilidade, fonte de informações econômicas e financeiras de uma empresa, tem sido grande foco de estudos nos últimos anos. A análise do desempenho ou solvência das empresas, a partir dos indicadores contábeis, é um tema que presente no cotidiano dos diversos agentes econômicos, em particular os investidores, credores e entidades financeiras. Porém, questionamentos a respeito do alcance de seus objetivos ainda são bastante evidenciados por parte de seus usuários, no sentido de supri-los com informações adequadas para a tomada de decisões. Dessa forma, essa pesquisa busca, por meio dos indicadores econômico-financeiros, desenvolver modelos estatísticos alternativos com o objetivo de contribuir para o estudo do desempenho financeiro das empresas manufatureiras com capital aberto. Por meio do banco de dados Economática® foi possível obter 24 indicadores de empresas do setor manufatureiro com ações negociadas na BM&FBovespa. O uso de análise fatorial possibilitou agrupar em sete fatores (indicadores) os índices econômico-financeiros considerados importantes, explicando 76,07% da variabilidade total dos dados. Após definidos os fatores mais importantes, aplicaram-se as técnicas estatísticas de análise discriminante e regressão logística para identificar qual modelo é mais eficaz na classificação dessas empresas como “eficientes” e “ineficientes”. Os resultados evidenciados nesta pesquisa apresentam indícios de que os modelos multivariados podem ser empregados como métodos alternativos, para avaliar o desempenho das empresas com capital aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Fernando Pego e Silva, Universidade Federal do Espirito Santo-UFES

Mestrado em Matemática Aplicada - Estatística pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada; e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo.

Luiz Claudio Louzada

Professor assistente da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Doutorando em Administração, linha de Finanças - CEPEAD/UFMG. Mestre em Ciências Contábeis (2004) pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças-FUCAPE. Especialista em Contabilidade Gerencial (2001) e Graduado em Ciências Contábeis (2000) pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Experiência profissional nas áreas de auditoria independente e Consultoria de grandes e médias empresas. Atuou como Controller do Hospital Santa Rita de Cássia.

Jean Pierre David Oliveira, Universidade Federal do Espirito Santo-UFES

Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES; Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

Downloads

Publicado

2016-03-18

Como Citar

SILVA, A. F. P. e; LOUZADA, L. C.; OLIVEIRA, J. P. D.; SOUZA, M. R. dos S. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS ESTATÍSTICAS MULTIVARIADAS A INDICADORES CONTÁBEIS: UMA CONTRIBUIÇÃO DE EVIDENCIAÇÃO DAS MÉTRICAS CONTÁBEIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 15, n. 31, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/55314. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos