MERCADO DE TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Larissa Degenhart Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Salete Turra Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Vania Tanira Biavatti Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Ciências Contábeis, Ensino superior, Mercado de trabalho

Resumo

Este estudo objetivou identificar a percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Ciências Contábeis a respeito da formação e atuação do profissional contábil no mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa descritiva, de levantamento e com abordagem quantitativa. A população da presente pesquisa é composta de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de três Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Santa Catarina que se encontram na fase de conclusão do curso, totalizando 125 alunos. A amostra compreendeu 93 acadêmicos que responderam devidamente o questionário. Para a análise dos dados e posterior apresentação dos resultados, realizou-se estatística descritiva com a aplicação de frequência absoluta e frequência relativa. Os resultados evidenciaram que o curso de Ciências Contábeis (formação universitária) facilita o ingresso no mercado de trabalho. Os resultados do estudo indicaram ainda que os acadêmicos apresentaram-se cientes frente às exigências do mercado de trabalho, bem como habilidades e competências de que necessitam durante a sua formação para estarem preparados para ingressar no mercado de trabalho. Contudo, apesar de que durante o curso houve a inexistência da conciliação da teoria com a prática na percepção dos acadêmicos, estes não apresentaram dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Degenhart, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduada em Ciências Contábeis pela FAI Faculdades de Itapiranga - SC

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - SC

 

Salete Turra, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Empresarial de Chapecó- UCEFF Faculdades - SC

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - SC


Vania Tanira Biavatti, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado em Ciências Sociais-Políticas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005),

Mestrado Em Educação Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (1995)

Graduação em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pela Universidade Regional de Blumenau (1988).

Atualmente é docente do mestrado Ciências Contábeis - Metodologia do Ensino de Contabilidade, e professora titular da disciplina Políticas Públicas, História e legislação do Ensino do Eixo Articulador das Licenciaturas na Universidade Regional de Blumenau. Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/CAPES/FURB de 2010 à 2012. Coordenou o subprojeto Interdisciplinar Sustentabilidade do PIBID/FURB entre 2012 e 2013 e atualmente coordena o subprojeto Interdisciplinar Gestão Democrática Escolar PIBID/FURB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas e Legislação de Ensino. No âmbito da pesquisa, estuda principalmente nos seguintes temas: modos de subjetividade/subjetividades contemporãneas, políticas de educação/políticas de formação docente, práticas pedagógicas contemporâneas.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

DEGENHART, L.; TURRA, S.; BIAVATTI, V. T. MERCADO DE TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 16, n. 32, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/54331. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.