ANÁLISE DA ADERÊNCIA DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBCASP) EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Elisângela Batista Maciel Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Clóvis Antônio Kronbauer Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Ernani Ott Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Marco Aurélio Gomes Barbosa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luiz Henrique Figueira Marquezan Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Palavras-chave:

INBCASP, Ensino contábil, Instituições de ensino superior

Resumo

O presente estudo objetiva analisar se os conhecimentos de Contabilidade Pública, constantes nas respectivas disciplinas de cursos de graduação em Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul, atendem ao que está proposto nas normas contábeis específicas aplicadas ao Setor Público (NBCASP). Para tal foi criado um índice que busca mensurar a aderência do ensino das IES às NBCASP, a este índice deu-se o nome de INBCASP. A amostra foi formada por 28 Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul que oferecem os cursos de Graduação em Ciências Contábeis, na modalidade presencial e que disponibilizaram seus conteúdos programáticos e ementas da disciplina de Contabilidade Pública nas respectivas páginas eletrônicas ou a partir de contato por correio eletrônico aos coordenadores dos cursos. As análises de dados apoiaram-se em quadros, tabelas e gráficos, elaborados com base em técnicas de estatística descritiva e avaliação de diferenças de médias com uso de análise de variância, por meio da Anova: Fator Único. Os resultados encontrados com o INBCASP revelaram que as instituições atendem de forma significativa as proposições das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público no ensino da contabilidade pública, onde a média de aderência nas instituições foi de 72,4% com relação ao conteúdo destas normas. As comparações realizadas com relação à exigência de pré-requisito, ao número de disciplinas ofertadas, a categoria e a organização acadêmica da instituição, não revelaram diferenças significativas nos níveis de aderência avaliados. Os resultados encontrados promovem a comparação da realidade gaúcha com a realidade de outras regiões já exploradas em estudos anteriores.

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Biografia do Autor

Elisângela Batista Maciel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Mestre em Ciências Contábeis pela UNISINOS

Contadora do IFRS - Campus de Bento Gonçalves

Av. Oswaldo Aranha, 540, CEP 95700-000 - Bento Gonçalves/RS

(51) 3591.1122 R. 1594

Clóvis Antônio Kronbauer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Contabilidade e Auditoria (Universidad de Sevilla)

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UNISINOS

Av. Pedro Américo, 34/301, CEP 93040-120 - São Leopoldo/RS

(51) 3591.1122 R. 1597

Ernani Ott, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Contabilidade (Universidad de Deusto)

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UNISINOS

Rua Felicíssimo de Azevedo, 340/305, CEP 90540-110 - Porto Alegre/RS.

(51) 3591.1122 R. 1597

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre e Doutorando em Ciências Contábeis pela UNISINOS

Professor de Graduação e Pós Graduação da FURG

Av. Itália, Km 08, CEP 96201-900, ICEAC-FURG - RIo Grande/RS

(53) 3233.6690

Luiz Henrique Figueira Marquezan, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Mestre e Doutorando em Ciências Contábeis pela UNISINOS

Professor de Graduação e Pós Graduação da UNIFRA

Rua Silva Jardim, 1175, CEP 97010-491 - Santa Maria/RS

(55) 3025.1202

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Publicado

2015-09-24

Como Citar

MACIEL, E. B.; KRONBAUER, C. A.; OTT, E.; BARBOSA, M. A. G.; MARQUEZAN, L. H. F. ANÁLISE DA ADERÊNCIA DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBCASP) EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 15, n. 30, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/47128. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos