RECEITAS ELEITORAIS: DA TEORIA CONTÁBIL À PRÁTICA

Jonatas Dutra Sallaberry, Maria Ivanice Vendruscolo, Luiz Fernando Rodrigues

Resumo


O estudo objetiva analisar as normas de gestão de recursos eleitorais e a captação dos recursos para as eleições a governador do Distrito Federal e de Alagoas em2010. Ametodologia utilizada foi o estudo exploratório-descritivo. Foram identificadas as principais orientações sobre a captação de recursos. Analisando o caso específico das campanhas eleitorais foi possível identificar que a principal espécie de recurso utilizada para arrecadação são as transferências eletrônicas, que representam 77%. Além disso, as doações são predominantemente originadas de pessoas jurídicas, em termos monetários, e de pessoas físicas em quantidade de doadores. Identificou-se a grande concentração de recursos entre os principais doadores, sendo que um único doador das campanhas contribuiu com aproximadamente 41% do montante dos recursos de toda a campanha para governador. A pesquisa também identificou que o montante investido pelos partidos e simpatizantes no estado de Alagoas foi maior do que no Distrito Federal, alcançando R$ 12,69 por habitante, ou R$ 19,48 por eleitor apto. Outro indicador da magnitude das receitas demonstra que o investimento realizado alcança menos de R$ 0,01 para cada R$ 1,00 do orçamento a ser gerido no estado durante o ano. Portanto, o estudo permitiu verificar o investimento realizado para cada candidato e evidenciar que o resultado das urnas passa pelo maior investimento financeiro nas campanhas.


Palavras-chave


Receitas; Eleições; Governador; Teoria contábil

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ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

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