UM ESTUDO DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL ACERCA DO RECONHECIMENTO DAS RECEITAS E DOS CUSTOS COM BASE NO CPC 17

Autores

  • Wenner Glaucio Lopes Lucena UFPB
  • Tamires Campos de Macêdo de Sousa FACISA

Palavras-chave:

Construção civil. Notas explicativas. Reconhecimentos dos custos.

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar se as empresas do setor de construção civil reconhecem não só suas receitas como também seus custos com base no Pronunciamento Técnico CPC 17: contratos de construção. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo nas notas explicativas, do período de 2009 e 2010, de 22 empresas do setor de construção civil listadas na BM&FBovespa a fim de investigar se estas estão atendendo os requisitos do CPC 17 em relação ao reconhecimento das receitas e custos. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, quantitativa, descritiva e documental. Nos achados foram encontrados que 100% das empresas não apresentaram a modalidade de costplus, porém 68% utilizam o método da percentagem completada (POC). Segundo esse método, a receita contratual deve ser proporcional aos custos contratuais incorridos em cada etapa de medição. Os resultados demonstram que 41% das empresas apresentaram os valores dos custos de mão de obra no local da execução do contrato, incluindo sua supervisão e os custos de materiais usados na construção. Dessa forma, conclui-se que 59% atenderam a dois dos subitens analisados no que tange ao reconhecimento dos custos, no entanto mais de 50% atenderam aos requisitos da OCPC 01, que trata da formação do custo do imóvel, objeto da incorporação imobiliária. Por fim, quanto à divulgação das informações, observou-se que nenhuma das empresas divulga suas receitas e custos com base nos subitens do CPC 17. Portanto, o resultado das empresas pode se mostrar diferente do que realmente deveria ser para efeito de tributação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wenner Glaucio Lopes Lucena, UFPB

Prof. do depto de finanças e contabilidade da UFPB e Dr em Ciências Contábeis pela UnB.

Tamires Campos de Macêdo de Sousa, FACISA

Especialista em Auditoria Fisco-Contábil pela FACISA

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

LUCENA, W. G. L.; SOUSA, T. C. de M. de. UM ESTUDO DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL ACERCA DO RECONHECIMENTO DAS RECEITAS E DOS CUSTOS COM BASE NO CPC 17. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 15, n. 29, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/38997. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos