CONTABILIZAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS NA ATIVIDADE EMPRESARIAL: UMA CONSTATAÇÃO EMPÍRICA EM EMPRESAS SITUADAS EM BELO HORIZONTE

Autores

  • Ana Carolina Vasconcelos Colares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Márcia Athayde Matias UFMG

Palavras-chave:

Gestão contábil ambiental, Resíduos, Contabilização de resíduos

Resumo

Sabendo-se que os profissionais ainda são relutantes em trabalhar com a contabilidade ambiental por falta de estrutura normativa, o objetivo desta pesquisa é identificar a forma como as empresas localizadas em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, estão contabilizando os diversos tipos de resíduos provenientes de sua atividade empresarial. Como metodologia da pesquisa, foi abordada uma pesquisa descritiva com o uso de survey como procedimento e abordagem quantitativa dos dados coletados. Com base na aplicação de um questionário em 26 empresas, foi constatado inicialmente que 58% destas não realizam o gerenciamento contábil-financeiro dos resíduos, pois entendem que não há necessidade de aplicá-lo na companhia. Foi possível também verificar que, mesmo entre os autores, ainda existe divergência de opiniões no que se refere à forma de contabilização dos resíduos. Considerando as empresas da amostra, comparativamente com a percepção dos autores consultados, na maioria dos casos houve uma concordância de opiniões na contabilização de determinados tipos de resíduos. Isso demonstra que as normas e princípios contábeis podem ser aplicados na gestão operacional e financeira dos resíduos, gerando informações estratégicas que podem ser utilizadas para a tomada de decisão gerencial com base na responsabilidade ambiental corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vasconcelos Colares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Márcia Athayde Matias, UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

COLARES, A. C. V.; MATIAS, M. A. CONTABILIZAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS NA ATIVIDADE EMPRESARIAL: UMA CONSTATAÇÃO EMPÍRICA EM EMPRESAS SITUADAS EM BELO HORIZONTE. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 14, n. 26, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/36999. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos