DETERMINANTES DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES VOLUNTÁRIAS POR MEIO DA INTERNET

Autores

  • Rodrigo Angonese Universidade de Passo Fundo
  • João Roberto Sanches Universidade Regional de Blumenau
  • Francisco Antonio Bezerra Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Informação voluntária, Divulgação, Determinantes, Internet

Resumo

Essa pesquisa objetivou averiguar quais são os fatores determinantes que explicam o volume de divulgação de informações voluntárias disseminado pelas empresas na internet. A pesquisa delineou-se como quantitativa, descritiva e documental. A amostra selecionada para a pesquisa foi composta por 128 empresas de capital aberto. Os dados foram coletados entre dezembro de 2008 e dezembro de 2009. Os dados foram analisados utilizando a técnica estatística da análise de regressão linear pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) e análise de correlação de Pearson. Os fatores analisados foram o tamanho da empresa, rentabilidade, endividamento, tamanho da firma de auditoria e nível de governança corporativa. Os resultados mostram que os fatores tamanho da empresa, tamanho da firma de auditoria e nível de governança corporativa constituíram-se como determinantes do volume de informações voluntárias disseminado pelas empresas na internet. Os fatores rentabilidade e endividamento não apresentaram significância estatística.

das du9� oa�u�(��nalisadas nesta pesquisa. Com relação aos itens agrupados em torno dos três fatores considerados válidos para os alunos da modalidade presencial, portanto, motivação intrínseca, motivação extrínseca por controle externo e desmotivação, foi possível corroborar os resultados oriundos de estudos científicos de outros pesquisadores sobre motivação discente nos cursos de Ciências Contábeis. Já na análise dos itens agrupados nos três fatores válidos para os alunos da modalidade a distância, ou seja, motivação extrínseca introjetada, motivação extrínseca por controle externo e desmotivação, percebeu-se a predominância de uma tipologia motivacional diferente daquela encontrada em estudos anteriores relacionados à modalidade presencial. Como principal contribuição, este trabalho científico permitiu constatar que os estudantes da modalidade a distância não apresentaram níveis significativos de autodeterminação, prevalecendo a tipologia motivacional de caráter extrínseco com regulação introjetada, cuja principal característica é a atuação estudantil de autonomia mediana e voltada para a obtenção de reconhecimento social, a partir da administração de fatores contingentes relacionados ao seu aprendizado.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Angonese, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau. Professor na Universidade de Passo Fundo.

João Roberto Sanches, Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau.

Francisco Antonio Bezerra, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2014-04-29

Como Citar

ANGONESE, R.; SANCHES, J. R.; BEZERRA, F. A. DETERMINANTES DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES VOLUNTÁRIAS POR MEIO DA INTERNET. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 14, n. 26, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/34489. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos