CURRÍCULO MUNDIAL E O ENSINO DE CONTABILIDADE: ESTUDO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS E ARGENTINAS

Alfredo Ernesto Erfurth, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar as similaridades e as diferenças dos currículos do ensino de graduação em Ciências Contábeis praticados no Brasil e na Argentina à luz do Currículo Mundial (CM) criado pelo Grupo de Trabalho Intergovernamental de Peritos em Padrões Internacionais de Contabilidade e apresentação de relatórios (Isar), subordinado à Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio da análise documental aplicada em 18 cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil e três da Argentina. Por meio da análise de conteúdos das matrizes curriculares e dos planos de ensino das disciplinas oferecidas nos cursos e do teste de médias, foi possível verificar as similaridades e as diferenças entre os currículos dos cursos e o proposto pelo CM. Os resultados mostram que no Brasil existe maior similaridade nas áreas de conhecimento sobre gestão e administração das atividades, contabilidade gerencial, contabilidade básica e estágio. Já na Argentina os conteúdos sobre economia, contabilidade financeira, contabilidade de nível avançado para indústrias especializadas e contabilidade tributária avançada foram as que mostraram maior similaridade com o CM. No entanto, conforme o teste estatístico aplicado, pode-se afirmar que não existe diferença significativa de similaridade entre os currículos do ensino de graduação em Ciências Contábeis praticados no Brasil e na Argentina à luz do CM.


Palavras-chave


Currículo contábil; Currículo mundial; Ensino de Contabilidade; Isar/UNCTAD/ONU

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ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

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