ANÁLISE DO FLUXO DE CAIXA DESCONTADO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PROJEÇÕES SEGUNDO DADOS HISTÓRICOS E DADOS CORRIGIDOS PELA INFLAÇÃO

Autores

  • Crislaine Fávero Busarello Unioeste
  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi UEM
  • Wagner Igarashi UEM
  • Patrícia Cristina Vincenzi Lauer Unioeste
  • Romildo de Oliveira Moraes UEM

Palavras-chave:

Avaliação de empresa, Fluxo de caixa descontado (DCF), Projeção

Resumo

O fluxo de caixa descontado (DCF) segue uma estrutura pré-determinada e utiliza projeções e taxas a fim de auxiliar em decisões de avaliação de empresa. Apesar de o método ser indicado por especialistas, a literatura indica que a avaliação de uma empresa é considerada subjetiva, por se tratar de uma estimativa. O estudo tem por objetivo analisar se projeções do valor presente do Fluxo de Caixa Livre da Empresa (FCLE), realizadas de 2004 a 2010, via dados históricos e dados corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), se confirmam em termos de compatibilidade com os resultados das empresas em 2010. Para isso, foram realizadas projeções considerando três momentos: a) projeção do DCF, como a literatura sugere e se procede ao realizar a avaliação das empresas, partindo do exercício de 2004; b) projeção conforme a inflação, que nesse caso foi adicionada a correção ano a ano, segundo o IPCA; e c) cálculo do DCF utilizando os demonstrativos de 2004 a 2010. O estudo apresenta caráter descritivo e se desenvolve a partir da análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Observou-se que as projeções realizadas ao longo de sete anos, segundo os cenários a e b, apresentam variação quando comparados com o cenário c. Ficou evidenciado que apesar de a ferramenta se mostrar viável em termos de uso (operacionalização), os resultados da projeção quando comparado aos valores obtidos pela empresa ao longo dos exercícios não se confirmam em termos de compatibilidade. Além disso, observou-se que a adoção do critério de correção dos valores pelo IPCA não minimizou tal variação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crislaine Fávero Busarello, Unioeste

Graduada em Ciências Contábeis (2011)

Deisy Cristina Corrêa Igarashi, UEM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Engenharia de Produção e também em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência acadêmica e empresarial na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, controles de gestão e avaliação de desempenho.

Wagner Igarashi, UEM

Doutorado em Gestão do Conhecimento

Patrícia Cristina Vincenzi Lauer, Unioeste

Graduada em Ciências Contábeis (2011)

Romildo de Oliveira Moraes, UEM

Doutorado em Ciências Contabeis

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

BUSARELLO, C. F.; IGARASHI, D. C. C.; IGARASHI, W.; LAUER, P. C. V.; MORAES, R. de O. ANÁLISE DO FLUXO DE CAIXA DESCONTADO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PROJEÇÕES SEGUNDO DADOS HISTÓRICOS E DADOS CORRIGIDOS PELA INFLAÇÃO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 13, n. 23, p. 77–91, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/29928. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos