CUSTOS DA QUALIDADE: DESAFIOS DE MENSURAÇÃO NO SETOR DE TRANSPORTES

Rogério Guilhermeti, Kerla Mattiello

Resumo


A relação atual de competitividade entre as organizações, somada ao advento da globalização, trouxe aos lares dos consumidores produtos de todas as partes do mundo. Esses consumidores, com mais opções de compra, passaram a ser mais exigentes com a qualidade do produto ou serviço ofertado. Dessa forma, a qualidade se torna mais que um valor adicional aos produtos, se tornando um requisito indispensável para que um produto ou uma organização se mantenha competitiva. Este estudo analisa o conceito da qualidade pelo enfoque contábil, mais especificamente sobre a ótica de custos, considerando o fato de que os gestores têm necessidade premente de tomar decisões levando em consideração o custo versus o retorno que este proporciona. Com esse objetivo, foram aplicados os conceitos de custo da qualidade em uma empresa que atua no setor de transportes. Foi utilizado como metodologia, além da revisão bibliográfica, o estudo de caso. Assim, primeiramente, se buscou identificar os principais estudos publicados para, posteriormente, encontrar respostas para o caso estudado, principalmente sobre o que avaliar e quais as dificuldades encontradas na prática. Os dados coletados no estudo foram classificados em custos de prevenção, de avaliação, de falhas internas e de falhas externas e apresentaram resultados importantes, como a evidenciação de que os investimentos maciços em manutenção preventiva são eficientes se comparados com a redução das falhas externas. Também foi percebida a dificuldade de mensuração e alinhamento desta com o sistema de custos atualmente utilizado nas empresas.


Palavras-chave


Qualidade; Custos; Mensuração

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ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

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