CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR

Autores

  • Simone Bernardes Voese Universidade Federal do Paraná
  • Roseli Maria Reptczuk Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Terceiro Setor, Peculiaridades, Tributação das entidades

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar as características e peculiaridades aplicáveis às entidades do terceiro setor. Para tal, foram apresentados elementos conceituais e legais necessários ao funcionamento dessas entidades. Desta forma, considera-se este estudo como um instrumento que contribua para que as entidades aumentem a compreensão de elementos necessários para o desenvolvimento de suas atividades, visando maximizar a arrecadação de recursos e, consequentemente, das pessoas atendidas nos diversos níveis da sociedade. Este artigo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, no qual se faz um levantamento das leis, decretos e normas contábeis aplicáveis, bem como a pesquisa em fonte bibliográfica já tratada. Como resultado, verificou-se as peculiaridades entre os tipos de entidades, bem como os títulos e registros necessários. Além disso, também foram apresentadas as obrigações a serem prestadas junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil, ao Ministério do Trabalho e Emprego e as características referentes à imunidade e isenção tributária das entidades do terceiro setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Bernardes Voese, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná lotada junto ao Departamento de Contabilidade e professora e pesquisadora e Vice-coordenadora no PPG Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná, atuando principalmente na área de contabilidade gerencial.

Roseli Maria Reptczuk, Universidade Federal do Paraná

Especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2011-02-21

Como Citar

VOESE, S. B.; REPTCZUK, R. M. CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 11, n. 19, p. 31–42, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/16314. Acesso em: 28 mar. 2024.