INSTRUMENTOS DE GESTÃO UTILIZADOS NAS INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICAS NO BRASIL

Ilse Maria Beuren, Sérgio Cavagnoli Guth

Resumo


A durabilidade das estratégias empresariais vai diminuindo na medida em que aumenta o ritmo das mudanças ambientais, o que implica na necessidade de transformações ininterruptas e processos de reestruturação nas organizações. Neste sentido o estudo tem por objetivo verificar os instrumentos de gestão que foram, estão sendo ou serão utilizados nas indústrias automobilísticas estabelecidas no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa. A população pesquisada compreende as 25 empresas filiadas à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e a amostra por acessibilidade 13 empresas. A coleta dos dados deu-se por meio de questionário enviado por correio eletrônico. Os dados foram submetidos à análise descritiva, com uso de ferramental estatístico, tendo como técnica a estatística descritiva. Os resultados da pesquisa evidenciam que, na análise temporal considerada, todos os instrumentos de gestão constantes desta pesquisa foram utilizados, estão sendo utilizados e serão utilizados pelas indústrias, mesmo que em caráter limitado.

Palavras-chave


Processo de gestão; Instrumentos de gestão; Indústrias automobilísticas

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS