A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE O DESEMPENHO DOS DOCENTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Sabrina Nascimento, Alexandre Matos Pereira, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo


Neste trabalho, analisa-se a avaliação de desempenho docente realizada pelos alunos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com levantamento ou survey. Aplicou-se, como instrumento de avaliação da instituição pesquisada, um questionário composto por 19 perguntas fechadas, respondido por 1.085 discentes no decorrer do ano de 2008. Na análise de dados, utilizou-se uma abordagem quantitativa, com o auxílio da estatística descritiva. Nos resultados, foi possível observar que a percepção dos discentes investigados apresenta-se de forma similar, com percentuais muito próximos nos 19 itens investigados. Constatou-se que, na visão da maioria dos alunos, os professores apresentam capacidade técnico-científica para ministrar suas disciplinas, divulgam uma boa imagem da instituição, têm compromisso para com os alunos, expõem atitudes cordiais favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem e se colocam à disposição para o esclarecimento de dúvidas. Destaca-se que no rol de disciplinas comuns aos dois cursos analisados, os professores que lecionam matérias voltadas ao mercado financeiro apresentaram melhor desempenho.


Palavras-chave


Avaliação de desempenho docente; Avaliação de desempenho; Instituição de Ensino Superior (IES).

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS