ETNIA E EMPRESA: UMA RELAÇÃO A SER REPENSADA

Claudete Oliveira

Resumo


: O maior desafio das empresas é o de obter do empregado um nível satisfatório de engajamento. Inúmeras políticas de motivação são implementadas ao longo do ano e consomem um considerável volume de recursos financeiros, porém nem sempre atingem os resultados planejados. A fim de discutir as referências simbólicas dos indivíduos e a importância de suas atribuições nas decisões que norteiam o cotidiano do trabalhador, propôs-se operar com os conceitos de engajamento e de motivação, esclarecendo a confusão teórica entre as designações de raça e de etnia. Nossos estudos fundamentaram-se nas ciências que têm como foco o homem constituído culturalmente. Os contornos mais amplos embasam-se nos pressupostos de que o pertencimento étnico é determinante em muitas de nossas decisões e, com isso, procurou-se uma estratégia que facilitasse os planejamentos de gestão de pessoa, tendo como pano de fundo as referências étnico-culturais, assim como a transformação de uma cultura organizacional que poderá desencadear um processo de engajamento do trabalhador.

Palavras-chave


Etnia; Engajamento; Motivação; Organização

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS