MAPEAMENTO DA PESQUISA SOBRE DISCLOSURE AMBIENTAL NO CENÁRIO INTERNACIONAL: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DE LÍNGUA INGLESA NO PERÍODO DE 1997 a 2007

Autores

  • Fernando Dal-Ri Murcia Universidade de São Paulo
  • Ariovaldo Santos Universidade de São Paulo
  • Bruno Meireles Salotti Universidade de São Paulo
  • Artur Nascimento Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Disclosure, Contabilidade Socioambiental

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão da literatura internacional acerca do tema disclosure ambiental. A crescente preocupação da sociedade com o meio ambiente e a escassez de trabalhos no cenário nacional são as justificativas para a realização deste estudo. Nossa pesquisa foi realizada a partir de uma amostra de 52 periódicos de contabilidade e auditoria publicados em Língua Inglesa e disponibilizados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e compreendeu o período de 1997 a 2007. Os resultados das análises dos 77 artigos selecionados evidenciam que a grande maioria dos trabalhos foi realizada no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Quanto ao tipo de estudo, 10 são trabalhos teóricos e 67 empíricos, sendo que destes últimos, 11 são estudos de casos ou múltiplos casos, 54 são survey e 2 são experimentos. Com relação à coleta de dados, a maioria utilizou fonte de dados secundária, sendo que a análise de conteúdo foi a técnica mais utilizada para coletar as informações de caráter ambiental. A análise da autoria demonstra que o pesquisador com maior número de artigos publicados é Denis Patten, professor da Illinois State University. Constatou-se também que a evidenciação ambiental, geralmente, varia de acordo com o país e setor da empresa. Do mesmo modo, nota-se a necessidade de padronização e auditoria dessas informações. Finalmente, o presente artigo espera contribuir para a construção e para o aperfeiçoamento da pesquisa contábil no Brasil, uma vez que pouquíssimas são as pesquisas realizadas dentre nós nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-09

Como Citar

MURCIA, F. D.-R.; SANTOS, A.; SALOTTI, B. M.; NASCIMENTO, A. MAPEAMENTO DA PESQUISA SOBRE DISCLOSURE AMBIENTAL NO CENÁRIO INTERNACIONAL: UMA REVISÃO DOS ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DE LÍNGUA INGLESA NO PERÍODO DE 1997 a 2007. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 10, n. 17, p. 7–18, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11766. Acesso em: 29 mar. 2024.